Rio de Janeiro

TEATRO

Espetáculo "Pedrão, Cristina e o Museu" está em cartaz até sexta-feira (15) no Rio de Janeiro

Peça tem como tema central o incêndio no Museu Nacional; apresentações são gratuitas nas zonas norte e sul da capital

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Espetáculo aborda a hipotética reação do casal Dom Pedro II e Teresa Cristina diante do incêndio do Museu Nacional - Foto: Renato Mangolin

O incêndio que devastou o Museu Nacional do Rio de Janeiro em setembro de 2018 serviu como fonte de inspiração para a criação do espetáculo de palhaçaria "Pedrão, Cristina e o Museu". O espetáculo tem apresentações gratuitas nesta quinta (14) e sexta-feira (15) em bairros das zonas norte e sul da cidade do Rio.

Dirigidas por Leo Tonon, as palhaças Maffalda (Geni Viegas) e Vandala (Mara Frangella) emprestam seus narizes vermelhos para dar vida às personagens dos imperadores Dom Pedro II e Teresa Cristina. Elas compartilham curiosidades do cotidiano afetivo, momentos históricos significativos, culminando na hipotética reação do casal diante do incêndio do Museu Nacional. A partir do riso, as palhaças contribuem para reconstruir, resistir e promover um existir criativo ao repensar a própria história. 

“Depois da notícia do incêndio ficamos chocadas e muito mexidas com essa perda. Conversamos muito sobre o assunto. Além disso, tivemos acesso a algumas fotos do resgate do acervo do Museu, capturadas pelo fotógrafo Marcos Gusmão. A partir dessas emoções, pensamos como nossas palhaças poderiam falar sobre esse episódio. Então foi surgindo a ideia de montar uma peça”, destaca Geni. 

Leia maisRio vai ganhar estátua de Betinho em comemoração aos 30 anos da Ação da Cidadania

O espetáculo foi contemplado pelo edital de Fomento à Cultura (Foca) da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro. A montagem será apresentada na Biblioteca Popular do Irajá João do Rio nesta quinta-feira (14), às 10h; no Teatro Municipal Carlos Werneck de Carvalho, no Aterro do Flamengo também na quinta, às 15h e, por fim, no Teatro de Guignol Municipal da Tijuca na sexta-feira (15), às 16h. 

Serviço

"Pedrão, Cristina e o Museu"

Duração: 40 minutos
Classificação Indicativa: livre
Ingresso: gratuito


Programação


Biblioteca Popular do Irajá João do Rio – 14/12 (quinta-feira) às 10h
Endereço: Av. Monsenhor Félix, 512 - Irajá
 
Teatro Municipal Carlos Werneck de Carvalho – 14/12 (quinta-feira) às 15h
Av. Infante Dom Henrique s/nº - Aterro do Flamengo
 
Teatro de Guignol Municipal da Tijuca -15/12 (sexta-feira) às 16h
Praça Cmte. Xavier Brito – Tijuca

Edição: Jaqueline Deister