Paraná

Habitação

Mais de 60% dos trabalhadores da construção civil não têm casa própria na região de Cascavel

Obras do Novo Minha Casa, Minha Vida, estimula setor da construção civil e sonho da aquisição de moradia própria

Paraná |
Mais de 60% dos trabalhadores da construção civil não têm casa própria na região de Cascavel - ASCOM/Deputado Zeca Dirceu

* com informações da assessoria do mandato do deputado federal Zeca Dirceu 

A realidade de mais de 60% dos trabalhadores da construção civil na região de Cascavel, de acordo com levantamento do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Cascavel e Região (Sintrivel), é que estes trabalhadores ajudam erguer moradias, mas não tem sua casa própria. Por isso, há grande expectativa para estes trabalhadores com o novo Programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal, que poderá construir mais de 5 mil novas moradias no Paraná.

Segundo o presidente do Sintrivel, Roberto Leal Americano, chega  faltar mão de obra, mas faltam políticas de moradia.  “Cascavel tem um perfil econômico diferenciado e uma produção agropecuária que faz com que o setor funcione aquecido o ano todo, chegando a faltar mão de obra para trabalhar. Mas, o que falta mesmo são programas de moradia de interesse social que, além de promoverem o incremento econômico da região, recarregam as esperanças e geram oportunidades ao povo pobre de ter seu teto para morar”, diz o sindicalista.

Ele lembra, ainda, que desde o governo de Dilma Rousseff, o país não investiu na moradia de interesse social e que, na primeira edição do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), no segundo governo do Presidente Lula, foram mais de 4 mil unidades construídas e entregues só na sua região. “Uma outra consequência do MCMV é a valorização da mão de obra, que traz essa chance do trabalhador poder comprar sua casa”, conta Leal. “O único jeito de manter ou aumentar a mão de obra em qualquer lugar é pagando bem”, acrescenta. Só no Sintrivel há conhecimento, por mais de 60 dias, da oferta de 130 vagas para trabalhar na construção civil.

Minha Casa, Minha Vida

Com a divulgação da seleção ao Novo Minha Casa, Minha Vida, o governo federal anunciou que serão construídas em 35 municípios, em um primeiro momento, mais de 5,2 mil moradias no Paraná pelo programa. Os municípios contemplados da região próxima de Cascavel somam mais de mil moradias nessa retomada da política pública. “É o que transforma de fato a realidade e beneficia a todos com a geração de empregos, com impactos no comércio e nas indústrias da construção civil da região, com mais dignidade e com oportunidades”, diz o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), líder da bancada do partido do Presidente Lula na Câmara dos Deputados.

Impulso importante

A expectativa é a mesma no segmento patronal da construção civil. O anúncio das primeiras unidades na região dá conta da construção de 1.148 unidades, distribuídas entre Cascavel (600), Foz do Iguaçu (516) e Assis Chateaubriand (32).  Para o presidente do Sinduscon Paraná – Oeste, Ricardo Parzianello, a ampliação dos limites nas faixas do Novo Minha Casa, Minha Vida oportuniza que mais pessoas possam alcançar sua casa própria. “É um programa social muito interessante e um estímulo de grande importância para o setor da construção civil no Paraná e especialmente na nossa região Oeste”, diz.

Parzianello lembra que, na primeira edição do programa, o efeito foi positivo, incrementando ainda mais os negócios nos ramos imobiliário e da construção civil. “Houve um significativo aumento na demanda para essas empresas e muitas delas até se especializaram nessa modalidade de empreendimento”, acrescenta. “Nosso desafio é qualificar cada vez mais a mão de obra para preencher as vagas existentes na região. Temos aqui uma situação de pleno emprego e o programa de moradia também estimula esse aquecimento pelos próximos anos”, conclui.

 

 

 

Edição: Ana Carolina Caldas