Bahia

Violência policial

Caso Gamboa: Três policiais são denunciados pelo assassinato de três jovens na comunidade

Justiça determinou afastamento dos PMs do policiamento ostensivo por 180 dias

Salvador |
Entre 28 de julho e 04 de agosto, foram noticiadas 32 mortes decorrentes de intervenção policial na Bahia - Rafael Rodrigues/PM-BA

Três policiais militares foram denunciados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) pelas mortes de Alexandre Santos dos Reis, 20 anos; Cléverson Guimarães Cruz, 22 anos; e Patrick Sousa Sapucaia, 16 anos, ocorridas na Gamboa de Baixo, em Salvador, no dia 1º de março de 2022. Os cabos da PM Tárcio Oliveira Nascimento, Thiago Leon Pereira Santos e Lucas dos Anjos Bacelar Dias vão responder pelo crime de homicídio qualificado cometido por motivo torpe.

A denúncia oferecida pelo Grupo de Atuação Especial Operacional em Segurança Pública (Geosp) e pela 3ª Promotoria de Justiça do Júri de Salvador foi recebida nesta quinta-feira (23) pela Justiça, que acatou pedido do MP e determinou o afastamento dos policiais das funções de policiamento ostensivo pelo prazo de 180 dias. Eles também estão proibidos de irem até a Gamboa e de manter contato com testemunhas e familiares da vítima enquanto durar a instrução processual.

Segundo a denúncia do MP-BA, os PMs abordaram e perseguiram as vítimas para logo depois atirarem com submetralhadora contra os jovens que participavam de uma festa na comunidade, “sem que houvesse qualquer conflito armado no local no momento dos fatos”. Com base nas informações da perícia técnica, a denúncia aponta que dois deles foram atingidos em via pública nas proximidades de uma casa abandonada, onde foi alvejada a terceira vítima.


Ato em Memória das Vítimas da Chacina da Gamboa de Baixo realizado no dia 7 de fevereiro de 2022 em Salvador. / Beatriz Sousa/ Instituto Odara

Chacina da Gamboa

À época do assassinato, os moradores da Gamboa de Baixo contaram que a polícia chegou ao local atirando com balas e bombas de gás lacrimogênio. Dona Silvana dos Santos, mãe de Alexandre, chegou a ter uma arma apontada para a cabeça ao tentar prestar socorro ao filho. De acordo com as famílias, os três jovens já chegaram mortos ao Hospital Geral do Estado, para onde foram levados pela PM.

A Gamboa é uma comunidade tradicional pesqueira, que habita esta localidade desde o início do século XX. Encrustrada em uma encosta, a Gamboa está ao lado do Museu de Arte Moderna da Bahia e próximo a um do bairros mais caros de Salvador, o Corredor da Vitória.

Edição: Gabriela Amorim