Distrito Federal

Agricultura familiar

MST expõe produtos da reforma agrária em encontro nacional de prefeitos

Evento reuniu gestores municipais de todo o país em Brasília

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Exposição de produtos em MST no Ulysses Guimarães - Brasil de Fato DF

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi um dos expositores do I Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas dos Municípios com Áreas de Reforma Agrária, que aconteceu junto com o IV Encontro Nacional de Prefeitos. O evento aconteceu entre os dias 7 e 9 de novembro no Espaço Cultural Ulysses Guimarães, em Brasília.

:: Maior produção de arroz orgânico da América Latina: conheça a experiência agroecológica do MST ::

De acordo com Aline Lauermann, do setor de produção do MST, o intuito do movimento em fazer a exposição de produtos era reforçar a importância da reforma agrária para os municípios. “Nós viemos aqui para mostrar que a reforma agrária dá certo. Nós trouxemos para cá nossa diversidade de produção, com produtos do Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sul e Sudeste”, explicou Aline.

:: BdF Explica | Qual a relação entre a comida que chega à mesa e as ocupações de terra? ::

A militante do MST ainda destacou a contribuição econômica que a reforma agrária leva para os municípios brasileiros. “Tudo que está aqui é da reforma agrária, que traz esse desenvolvimento para as cidades onde ela está, gera emprego, renda e produz alimentos que ajudam a baratear os preços para toda a população”, acrescentou Aline.

:: Arroz orgânico do MST: agroecologia pode produzir em larga escala e contrapor agronegócio ::

O IV Encontro Nacional de Municípios foi organizado pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), com o intuito de reunir prefeitos, prefeitos, gestores (as) e estudantes de todo o Brasil. O evento contou com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e dos ministros  Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Anielle Franco (Igualdade Racial), Cida Gonçalves (Mulheres), Jader Barbalho Filho (Cidades), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania).

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino