Rio de Janeiro

Abuso

Sindicato da Guarda Municipal protocola notícia-crime contra deputados por abuso de autoridade

Texto foi entregue ao MPRJ e tem como alvos os parlamentares Rodrigo Amorim, Alan Lopes, Filippe Poubel e Rogério Amorim

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Rodrigo Amorim (PTB), Filippe Poubel (PL) e Alan Lopes (PL) - Reprodução

No último sábado (14), o Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal do Rio (Sisguario) protocolou uma notícia-crime, no Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), contra os deputados Rodrigo Amorim (PTB), Alan Lopes (PL) e Filippe Poubel (PL) e o vereador Rogério Amorim (PTB) por abuso de autoridade. O sindicato pede indenização e o afastamento dos parlamentares do cargo.

Leia também: No Rio, deputados bolsonaristas ameaçam guarda municipal em ação na Avenida Brasil

A entidade cita no texto a confusão na última semana, na Avenida Brasil, entre Amorim, Poubel e Lopes. No dia, agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar faziam uma fiscalização contra veículos que trafegavam na calha exclusiva para ônibus e BRTs. O deputado Rodrigo Amorim chegou a partir para cima de um guarda municipal e por pouco não o agrediu.

O sindicato pede que o órgão apure "intimidações, ameaças e agressões contra os guardas municipais". A entidade destacou que os parlamentares usam seguranças fortemente armados, portando fuzis, durante as "fiscalizações" que eles alegam fazer "contra a máfia dos reboques".

A notícia-crime é assinada pelo advogado Leonardo Barbosa Camanho da Silveira. No documento, o advogado destacou que os parlamentares "abusaram de suas prerrogativas e deturparam suas funções com fins eminentemente políticos, de promoção pessoal, não medindo esforços, mesmo que para isso tivessem que extrapolar os limites legais".

O Sisguario argumenta ainda que os parlamentares "extrapolam os limites da lei em suas condutas, configurando-se um verdadeiro abuso do poder legitimamente a eles conferido."

*Com informações do portal G1.

Edição: Mariana Pitasse