Distrito Federal

América Latina

Musical 'Gracias a La Vida' retorna aos palcos do DF nesta sexta (13)

Último espetáculo dirigido pelo uruguaio Hugo Rodas tem apresentações na Asa Sul, Samambaia e Taguatinga

Brasil de Fato | Brasília (DF)  |
Evento inicia no Teatro Galpão Hugo Rodas – Espaço Cultural Renato Russo - Assessoria/Divulgação

O musical 'Gracias a la Vida', última obra teatral dirigida pelo aclamado diretor Hugo Rodas, estreia sua segunda temporada no Distrito Federal, com apresentações na Asa Sul, Samambaia e Taguatinga entre os dias 13 e 28 de outubro, às 20h. 

Nos dias 13 e 14 de outubro  o evento acontece no Teatro Galpão Hugo Rodas – Espaço Cultural Renato Russo (Asa Sul). Nos dias 20 e 21 no Complexo Cultural da Samambaia e 27 e 28 na Sala Yara Amaral, no Sesi Taguatinga. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente, no local, até 2h antes do início de cada sessão.

'Gracias a la Vida' é uma viagem pela América Latina, “o continente insubmisso”, segundo o roteirista, Pedro Tierra. Por meio da música, da imagem, da poesia e da história, o espetáculo toca o coração e o pensamento do espectador e da espectadora para envolvê-los em uma jornada pelas revoluções do sul do continente americano.

O projeto, que é realizado com fomento da Fundação Palmares, conta com direção geral de Dorival Brandão e direção artística de Sheila Campos, também integrante do elenco. 

De acordo com Dorival Brandão o ponto de partida para o processo criativo foi uma reflexão sobre essa típica dificuldade que nós brasileiros temos de reconhecer-nos como latino-americanos. “A ideia veio pela necessidade de resgatar a memória, de modo lúdico e intuitivo, sobre os momentos em que América Latina rebelou-se contra essas opressões, com base em um cancioneiro revolucionário”, conta o idealizador do projeto. 

“E como o debate político sobre o Marco Temporal está em voga, essa é mais uma razão para reforçar e exaltar essa identidade, uma vez que o espetáculo promove a ancestralidade brasileira vinda dos povos originários”, complementou Alexandre Rangel, produtor executivo do projeto.

Música 

'Gracias a la vida' é a canção-ícone da chilena Violeta Parra que nomeia e inspira o musical e remete diretamente à força revolucionária que conduz a obra. A peça inova nas interpretações da trilha sonora, como explica o maestro Alex Paz, diretor musical do projeto: “a musicalidade do espetáculo surge de uma mistura extraída de vários anos de pesquisa sobre o cancioneiro latino, fugindo um pouco da expressão folclórica com instrumentos típicos, para introduzir um sotaque mais universal, que vai além das fronteiras da América Latina”.

“Contamos com um conjunto de músicos bastante militantes, completamente engajados com a pauta. Quando anunciamos o projeto para convocar integrantes, a adesão foi rápida e fácil”, narrou Brandão, acrescentando: “temos a condução de um maestro hondurenho e tivemos a direção artística de um uruguaio, ambos tendo vivido ditaduras em seus respectivos países. Tudo isso contribuiu fortemente para dar liga à produção”.

Teatro Galpão Hugo Rodas

O nome do mestre uruguaio dos palcos brasileiros passou a integrar uma das principais salas do Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul, em maio de 2022. O espaço foi escolhido como forma de prestar honrarias ao diretor, que faleceu no dia 13 de abril daquele ano. A homenagem faz jus à memória da resistência de Rodas aos tempos sombrios, usando a arte como arma e defesa.

Serviço

Espetáculo musical 'Gracias a la Vida'

Programação

13 e 14/10 – Teatro Galpão Hugo Rodas – Espaço Cultural Renato Russo;

20 e 21/10 – Complexo Cultural da Samambaia;

27 e 28/10 – Sala Yara Amaral - Sesi Taguatinga.

Horário sempre às 20 horas.

Ingressos: podem ser retirados, no local, gratuitamente até 2h antes da sessão.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva