Paraná

MOBILIZAÇÃO DO POVO

Com cartazes e colagens, moradores do Sabará (CIC) protestam contra riscos na trincheira e outros problemas

Denunciam também imobilismo de vereador local, Zezinho Sabará (União Brasil)

Curitiba (PR) |
Moradores protestam contra o problema da trincheira e também da Essencis (cujo cheiro incomoda os moradores da região) - Reportagem BDF

Moradores das vilas Eldorado, Nova Esperança e Moradias Sabará estão revoltados com a situação da trincheira que conecta o bolsão chamado Sabará (CIC), passando por baixo do Contorno Sul, na Rua Senador Accioly Filho.

E não é pra menos. A trincheira, estreita, é local de passagem de carros, gerando trânsito, e moradores. Essas ocupações surgiram na década de 90 e a via serve também para o caminho até as novas ocupações que surgiram na região. É passagem obrigatória também de moradores para o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região.

Com as fortes chuvas, a estrutura apresentou dano e a queda de uma parede. Nesta semana, a trincheira amanheceu com cartazes de protestos e questionamentos no local.


"Bloquearam os espaços onde as pessoas mais andam" / Reportagem BDF

Representatividade

Além disso, representantes de associações de moradores locais têm buscado se articular para o que consideram descaso de poder público e órgãos responsáveis na região.

“Pode vir a cair mais pedaços de concreto. Novos acidentes podem acontecer. Ao mesmo tempo, bloquearam os espaços onde as pessoas mais andam”, aponta o presidente da Associação de Moradores Moradias Sabará, Diego Torres, exigindo solução e ampliação da trincheira.

Em particular, tanto a Moradias Sabará, como a associação Nova Esperança reclamam da inoperância do vereador Zezinho Sabará (União Brasil), que se apresenta como um nome “nativo” da região e vereador do bairro.

“Não há comunicação dele com a comunidade. Por ser vereador do bairro tinha que pautar os problemas do bairro. Não temos nenhum feedback do vereador, mas ele se apresenta como o cara que se coloca nessas situações", protesto outra liderança popular, que preferiu não se identificar.

De forma geral, moradores protestam e estão formando uma lista de reivindicações que envolve o problema da trincheira, o incômodo do aterro sanitário da Essencis (cujo cheiro incomoda os moradores da região) além do risco de despejo que pesa sobre uma das comunidades. Moradores reivindicam também fortalecimento da equipe na Unidade de Saúde Sabará.

Zezinho do Sabará está no terceiro mandato e, em sua página no site da Câmara Municipal, elenca medidas direcionadas para o bairro.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT, órgão responsável por reparos na trincheira local, atribui a responsabilidade à Sanepar, que já teria sido notificada pelo órgão sobre o problema.

“Ali na trincheira, há uma bomba da Sanepar, com tubos de água até Fazenda Rio Grande, e uma caixa que enche de água, que entra na caixa e arrebenta a contenção da trincheira”, afirma a assessoria de imprensa do Dnit para o Brasil de Fato Paraná.

Já a reportagem está buscando contato com o vereador Zezinho Sabará, até agora sem êxito. Assim que tivermos posição do vereador, publicaremos nessa pagina.


Tanto a Moradias Sabará, como a associação Nova Esperança reclamam da inoperância do vereador Zezinho do Sabará / Câmara Municipal de Curitiba

Edição: Lia Bianchini