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Transporte público

Centrais sindicais debatem Tarifa Zero no transporte público nesta sexta feira, 22

Debate busca Tarifa Zero em Curitiba para passagens mais baratas

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Nesta segunda-feira, 18/09, um grupo formado por representantes das Centrais e do Dieese visitou a Câmara de Vereadores de Curitiba - CUT Paraná

* com informações da CUT Paraná 

A CUT Paraná e demais centrais sindicais realizam na sexta-feira (22), às 9h, no auditória da Fetraconspar, um debate sobre "Tarifa Zero no Transporte Público de Curitiba".

O evento terá, além de representantes das entidades, especialistas em mobilidade para debater formas de garantir a implantação de políticas públicas que garantam condução de qualidade e gratuita para a classe trabalhadora.

Nesta segunda-feira (18), um grupo formado por representantes das centrais e do Dieese visitou a Câmara de Vereadores de Curitiba. Eles se reuniram com os  representantes da comissão responsável por discutir o tema da Tarifa Zero no legislativo municipal.

“Fomos recebidos pelos vereadores Herivelto Oliveira e Rodrigo Reis. Conversamos sobre diversas possibilidades para a implantação da Tarifa Zero em Curitiba, inclusive com exemplos que se multiplicam por todo o Brasil”, explicou o presidente da CUT Paraná, Márcio Kieller, que também convidou os parlamentares para participarem do debate na sexta-feira.

O tema vem sendo discutido pela Comissão Especial da Tarifa Zero, presidida pelo vereador Herivelto Oliveira. De acordo com ele, o assunto se tornou ainda mais urgente após o último reajuste da passagem, que passou a custar R$ 6, inviabilizando o uso do transporte para muitas pessoas.

“Nosso objetivo é discutir formas de baixarmos o preço da passagem de ônibus em Curitiba e começar também a discutir o novo contrato de concessão do transporte público, porque o atual vai vencer em 2025”, explicou o vereador.

Kieller ainda lembrou da PEC 25/23, que tramita no Congresso Nacional, que tem como objetivo estabelecer um Sistema Único de Transporte em todo o Brasil. A ideia é estabelecer o transporte público como direito social na prática uma vez que outra emenda à Constituição, ainda em 2015, já garantiu na teoria. Um dos pontos apontados pelos especialistas é que o subsídio público oferecido em diversos locais do Brasil às empresas responsáveis pelo transporte público não resulta em redução da tarifa para a população, tampouco em melhoras na qualidade do serviço prestado.

O coordenador técnico do Dieese no Paraná, Sandro Silva, destacou que além do debate envolvendo a Tarifa Zero, outros pontos devem ser analisados em Curitiba. “Na Câmara reforçamos o convite para o nosso debate, mas não podemos limitar a questão apenas no ponto da Tarifa Zero. Existem outros aspectos que também precisam ser analisados. O atual contrato com as empresas, em Curitiba, vence em 2025 e temos vários apontamentos que vem de muito tempo. É preciso aumentar a transparência, garantir controle social e atualizar os mecanismos que definem a tarifa. Uma comissão formada em 2013 fez várias sugestões, além da própria CPI do Transporte o relatório do Tribunal de Contas do Estado. De prático, poucas coisas avançaram”, completou.

 


 

 

Edição: Ana Carolina Caldas