Paraná

Vôlei feminino

Seleção feminina de vôlei começa disputa pela vaga olímpica neste sábado (16)

Primeiro jogo do Brasil é contra a Argentina, às 4h da manhã

Brasil |
Começa a disputa por vagas nas Olimpíadas de Paris para o vôlei feminino - Divulgação CBV

Começa neste sábado (16), o Pré-Olímpico Internacional de vôlei feminino. O primeiro jogo do Brasil acontece às 4h da manhã de sábado, contra a Argentina. São duas vagas disponíveis para as Olimpíadas de Paris 2024.
O Pré-Olímpico vai até o dia 24 de setembro. A disputa é dividida em três grupos com sedes diferentes: grupo A, sediado na China; grupo B, no Japão; grupo C, na Polônia. Os dois primeiros colocados de cada grupo garantem a vaga para as Olimpíadas 2024.
A seleção brasileira integra o grupo B, competindo com Argentina, Japão, Turquia, Bélgica, Bulgária, Porto Rico e Peru. 
O time do técnico José Roberto Guimarães conta com as levantadoras Roberta e Naiane; as opostas Kisy, Rosamaria e Tainara; as centrais Ana Carolina, Diana, Lorena e Thaisa; as ponteiras Gabi Guimarães, Julia Bergmann, Maiara Basso e Pri Daroit; e as líberos Natinha e Nyeme.
No grupo A estão as seleções de China, Sérvia, Canadá, República Tcheca, República Dominicana, México, Holanda e Ucrânia. No grupo C, disputam a vaga as seleções de Polônia, Colômbia, Alemanha, Itália, Coreia do Sul, Eslovênia, Tailândia e Estados Unidos.
Os jogos do Brasil terão transmissão ao vivo pela TV Globo e SporTV 2.

Favoritismo
Desde 1980, quando participou pela primeira vez, a seleção brasileira feminina de vôlei disputou todas as Olimpíadas, tendo levado ouro em Beijing 2008 e Londres 2012. Na edição mais recente do torneio, Tóquio 2020, o Brasil ficou com a medalha de prata.
Sendo uma das favoritas à vaga olímpica, a seleção brasileira chega ao pré-olímpico com o gás de quem acabou de se sagrar campeã sul americana pela 23ª vez, em agosto. O Brasil venceu as quatro partidas da competição sem perder um único set.
“O que foi visível neste Sul-Americano foi o quanto o time se conectou. E é isso que a gente precisa buscar, pois nosso grande objetivo é a classificação pros Jogos de Paris”, disse a capitã da seleção, Gabi Guimarães, em entrevista ao SporTV após a recente conquista.


Confira a tabela de jogos:

16/9 - 4h - Brasil x Argentina
17/9 - 4h - Brasil x Peru
19/9 - 4h - Brasil x Bulgária
20/9 - 4h - Brasil x Porto Rico
22/9 - 4h - Brasil x Turquia
23/9 - 4h - Brasil x Bélgica
24/9 - 7h25 - Japão x Brasil

Edição: Lia Bianchini