Minas Gerais

VERGONHA

Protesto contra homenagem a Bolsonaro na ALMG ocorre nesta segunda (28), às 17h

“Cuidado! Contrabandista e ladrão de joias na cidade”, diz uma das faixas espalhadas pela capital mineira

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
População espalha mensagens por BH fazendo menção ao "roubo das joias" - Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (28), movimentos populares e sindicais convocam um protesto em repúdio à homenagem a Jair Bolsonaro (PL) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A manifestação ocorre na Praça da Assembleia, às 17h, horário previsto para a entrega do título de cidadão honorário de Minas Gerais ao ex-presidente.

A honraria foi aprovada pelos deputados mineiros em 2019 e sancionada pelo governador Romeu Zema (Novo), que deverá participar da cerimônia, segundo informações divulgados pelo deputado estadual Coronel Sandro (PL), autor da proposta.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::


Nas redes sociais, a Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT Minas) criticou a postura do governador. “Zema se orgulha de apoiar um fascista, um genocida que debochou das vítimas da covid-19, que defende a ditadura militar e tentou um golpe ao perder a eleição”, afirma o texto.

Na manhã desta segunda-feira (28), a capital mineira amanheceu tomada de faixas de repúdio à visita do ex-presidente. “Cuidado! Contrabandista e ladrão de joias na cidade”, dizia uma delas.


Foto: Reprodução/ Twitter / Em BH, população se manifesta contra Bolsonaro fazendo menção ao escândalo de joias

Escândalo das joias e outras investigações


Bolsonaro será condecorado como cidadão honorário de Minas Gerais em meio às investigações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Além disso, o ex-presidente é alvo de investigações sobre ataques ao processo eleitoral, disseminação de desinformação durante a pandemia e a tentativa de golpe de Estado.

Há também inquérito sobre o suposto envolvimento do capitão reformado em um esquema de fraude nos seus registros de vacinação contra a covid-19, usado em viagens ao exterior.

Uma das investigações mais avançadas contra Bolsonaro é a tentativa de contrabandear e vender joias presenteadas por delegações estrangeiras ao Brasil. A Polícia Federal (PF) já confirmou que o ex-presidente tinha conhecimento das tentativas de seus aliados de vender as joias.

:: Leia mais: Além das joias: relembre outros casos em que Bolsonaro é alvo de investigações ::

Edição: Larissa Costa