Distrito Federal

Luta trabalhista

Congresso Estadual da CUT-DF elege nova diretoria e aprova plano de lutas

Direção tem como prioridade a retomada dos direitos trabalhistas

Brasil de Fato | Brasília (DF)  |
Rodrigo Rodrigues foi reeleito presidente da CUT até 2027 - Assessoria CUT-DF

O Congresso Estadual da CUT-DF encerrou neste domingo (20), com a eleição da diretoria para o quadriênio 2023-2027. Na ocasião, o professor Rodrigo Rodrigues foi reeleito à presidência, por uma chapa única formada por 36 diretoras e diretores, com paridade de gênero. 

De acordo com ele, o momento é de mobilização da classe trabalhadora para reivindicar os direitos que foram retirados nos últimos anos. “Construímos um Plano de Lutas para retomarmos os direitos da classe trabalhadora, para recuperarmos aquilo que nos foi tirado pelo golpe contra a presidenta Dilma, pelo nefasto governo Bolsonaro, pelo fascismo” afirmou o Rodrigues. 

“E vamos construir aqui no Distrito Federal a retomada do emprego digno, com direitos e garantias, para que a gente possa avançar nas conquistas da classe trabalhadora”, destacou o presidente.

O Plano de Lutas aprovado no Congresso traz 21 eixos que englobam a defesa da democracia, o combate aos retrocessos, trabalho, educação pública, comunicação, saúde pública, formação,servidores públicos,  terceirização, dentre outros. 

O Congresso Estadual da CUT-DF foi realizado de 18 a 20 de agosto, no Teatro dos Bancários de Brasília. Durante o evento temas como diversidade, direitos humanos, juventude, cultura, redes sociais e mulheres foram discutidos de forma transversal ao mundo do trabalho e à classe trabalhadora.

CUT 40 anos

A Central Única dos Trabalhadores completa no dia 28 de agosto 40 anos, sendo a maior central sindical da América Latina e uma das maiores do mundo.

Na sexta-feira (25), às 17 horas, a CUT-DF realiza o “Sextou nos 40”, um evento que deve reunir sindicalistas e militância CUTista para celebrar a história da Central. A atividade acontece em frente à sede da Central no Conic, com apresentações culturais de René Bonfim, Tropicaos e Marcelo Café.

No dia 28 de agosto será realizada na Câmara, uma sessão solene em homenagem aos 40 anos, a partir das 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino