Paraná

Luta contra racismo

Cantora curitibana Michele Mara é finalista do Prêmio “O Melhor do Brasil no Mundo” 

A cerimônia de premiação acontecerá no Palácio do Parlamento Britânico  

Paraná |
Cantora curitibana Michele Mara é finalista do Prêmio “O Melhor do Brasil no Mundo” - Lu Salvaro

 

No dia 16 de setembro deste ano, acontece a premiação internacional chamada “O Melhor do Brasil no Mundo” (bestofbrazilawards.com) que premia brasileiros de destaque que residem no exterior, por votos popular e de jurados. A Premiação entra em sua quarta edição, sendo destaque desde 2020. A curitibana que atualmente reside em Portugal, a cantora Michele Mara, é uma das brasileiras que serão premiadas.  

A Premiação Melhor do Brasil no Mundo 2023 será realizada no Palácio do Parlamento Britânico. São várias as categorias dos prêmios, como Prêmio “Luiza Brunet de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher”, “Prêmio Rainha Diambi de Inclusão de Raça” e o  “Prêmio Bullock de Inclusão de Pessoas com Deficiência”. Michele Mara é finalista na Categoria Inclusão de Raça e receberá a premiação das mãos da Rainha do Congo, Rainha Diambi Kabatusuila Mukalenga Mukaji de Nkashama, que dá nome ao prêmio. 

Marcha do Orgulho Crespo de Curitiba e Feira Empreendedora do Porto 

A indicação de Michele para o prêmio se dá pela sua atuação junto aos eventos “Marcha do Orgulho Crespo de Curitiba” e a “Feira Empreendedora do Porto”, que acontece em Portugal.  

A Marcha do Orgulho Crespo surge em 2016 em Curitiba depois de Michele ter sofrido um ato racista em uma loja no centro da cidade. Com esse episódio, inspirada na Marcha que já acontecia em São Paulo, ela levou o evento para a capital do Paraná. “A Marcha acontece desde então, trabalhamos o ano todo para realiza-la. Em novembro vou até o Brasil para o evento presencial da Marcha que conta com atividades para crianças, adultos, jovens, palestras, arte, musica tudo voltado ao empoderamento e luta contra o racismo”, conta Michele. 

Logo depois, em 2018,  Michele se muda para Portugal e foi no novo país  que, diante da pandemia, se reinventou e criou sua marca, a Afro Acessórios, e para divulga-los melhor criou a Feira Afro Empreendedora do Porto, que reúne cerca de 70 Afro Empreendedores, dos 200 residentes no país. “Temos um grupo que chamamos de Quilombo do Porto. Nos ajudamos uns aos outros, promovemos rodas de conversa, participamos de eventos culturais e tentamos viabilizar todo o tipo de suporte para imigrantes negros,” diz Michele. 

"A luta contra o racismo é igual em qualquer parte do mundo"

Cantora desde os 10 anos de idade, formada pelo Conservatório de MPB de Curitiba, Michele Mara  ficou popularmente  conhecida como "Maior Imitadora do Brasil e da América Latina, da cantora Aretha Franklin", prêmios que ganhou no programa Domingão do Faustão em 2011(Rede Globo) quando venceu o concurso nacional e internacional. É atriz revelação do longa "Amor em Sampa'' de Bruna Lombardi, direção de Carlos Alberto Riccelli e Kim Riccelli, que estreou em 2016 e atualmente está disponível na Netflix do Brasil. Já fez também, como atriz, nove musicais, sendo que o último foi apresentado em Portugal.  

Para ela, estar como finalista do Prêmio “O Melhor do Brasil no Mundo” é um importante reconhecimento. “ É a certeza que aquilo que nasci para fazer tem surtido efeito. A luta contra o racismo é igual em qualquer parte do mundo, portanto, estamos sempre em movimento. Ser finalista do Prêmio mais prestigiado da comunidade brasileira fora do Brasil é muito honroso,” diz Michele.  

O evento será transmitido, no dia 16 de setembro, ao vivo, pelos canais do Facebook e Youtube da revista High Profile, que organiza o evento. https://www.facebook.com/highprofilemagazine https://www.youtube.com/@highprofilemagazine 

 

Edição: Frédi Vasconcelos