Rio Grande do Sul

Debate

Ministra da Igualdade Racial vem ao RS discutir luta antirracista e desafios das mulheres pretas no poder

Encontros com Anielle Franco acontecem na próxima segunda-feira (14), no Salão de Atos da Ufrgs e no Teatro Dante Barone

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Essa será a primeira visita oficial de Anielle ao RS desde que ela assumiu o cargo - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participa de dois debates em Porto Alegre, na próxima segunda-feira (14), abordando a luta antirracista e o desafio das mulheres pretas no poder. Essa será a primeira visita oficial de Anielle ao Rio Grande do Sul desde que ela assumiu o cargo. 

:: Marielle Franco inspira leis estaduais contra violência política de gênero ::

O primeiro, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Neabi/Ufrgs), em parceria com várias organizações e movimentos, será realizado no Salão de Atos da Ufrgs, a partir das 16h. O tema será "A importância da luta antirracista no Rio Grande do Sul.

Para a coordenadora-adjunta do Neabi/Ufrgs, Tamyres Filgueira, a vinda da ministra é motivo de muita alegria. "Recentemente tivemos a renovação e ampliação das cotas, ainda temos muito a avançar com relação ao debate racial, dentro e fora da universidade, certamente, a ministra Anielle vai contribuir muito para isso. Vamos juntas com a ministra defender as pautas do movimento negro, quilombola e indígena”, afirma.

Na sequência a ministra participará de uma roda de conversa promovida pela deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que terá como tema "Desafios atuais das pretas no poder". O evento ocorre às 18h30min, no Teatro Dante Barone, Assembleia Legislativa do RS. Atividade é relacionado ao Julho das Pretas, mês em que celebra-se o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional da Tereza de Benguela.

Conforme aponta Daiana Santos, em 2022 o Brasil elegeu um número recorde de mulheres declaradas negras na Câmara dos Deputados. Ao todo, cerca de 91 deputadas federais foram eleitas, sendo a maior representação de mulheres pretas ou pardas da história do parlamento brasileiro.

:: 'Temos a expectativa de chegar aos mandantes e iniciar o júri ainda neste ano', afirma mãe de Marielle ::

“É relevante principalmente para as mulheres negras, pois ao mesmo tempo que estamos demonstrando as nossas potencialidades nos espaços de poder, estamos combatendo as desigualdades que afetam essa parcela da população”, afirma a deputada federal, pontuando que é bastante simbólica a vinda da ministra Anielle após a volta do Ministério da Igualdade Racial.

Ambos os debates estão com as inscrições esgotadas. 


Edição: Marcelo Ferreira