Paraná

CPI DA COPEL

Feed do Manolo | Copel deve explicações aos paranaenses

Pedido de CPI da Copel avança na Alep devido a suspeitas de irregularidades e dívidas ocultas

Curitiba (PR) |
Coluna publicada na edição 306 do tabloide Brasil de Fato Paraná - Foto: Manoel Ramires

Um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Copel já conta com oito assinaturas na Assembleia do Paraná (ALEP). A suspeita é de irregularidades na prestação de contas da empresa que Ratinho Junior (PSD) quer privatizar. Além de provável aumento nas tarifas com a privatização.

O pedido ocorre “para apurar fatos determinados relativos à existência da dívida e irregularidades na condenação da Copel em juízo arbitral com indispensável impacto nas demonstrações financeiras e suas consequentes repercussões, e possíveis fraudes na contratação e execução de trabalho de assessorias no processo de privatização da Copel”.

A empresa teria “escondido” em seu balanço dívida de R$ 3,2 bilhões de seus acionistas, inclusive o BNDES. A Copel tenta anular na justiça estadual a sentença arbitral e postergar a cobrança indicada pelos credores em janeiro deste ano. Em nota, a estatal destaca que, por conta dos questionamentos feitos judicialmente, o assunto ainda não tem uma “decisão definitiva”, disse a um jornal.

A empresa já foi cobrada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que a notificou em 15/6 a dar explicações sobre a possível omissão da dívida. Em sua defesa, diz que “se trata de notícia que propaga em seu conteúdo - desde a manchete - fatos inverídicos oriundos de litígios protegidos por sigilo”

--
Participe do nosso grupo de notícias:
https://chat.whatsapp.com/Bpo3CaCrm5yGjWnHPEZgE2

Edição: Pedro Carrano