Paraná

FUTEBOL

Seleção Brasileira Masculina entra em modo de espera por Carlo Ancelloti

CBF ainda não confirmou oficialmente o nome do técnico, que deve vir apenas em 2024

Curitiba (PR) |
Coluna publicada na edição 306 do tabloide Brasil de Fato Paraná - Foto: Divulgação / CBF

O futebol brasileiro recebeu uma notícia bombástica na última semana. Pela primeira vez, um técnico estrangeiro deverá assinar com a seleção pentacampeã mundial para a Copa do Mundo de 2026. Trata-se de Carlo Ancelotti, renomado técnico italiano, que, segundo fontes da TV Globo, já está acertado. A escolha surpreendeu, mas traz um misto de expectativas e questionamentos. Ancelotti, reconhecido por suas conquistas no futebol europeu, chega com a missão de conduzir o Brasil a novos títulos e reafirmar seu posto de potência mundial, mas só poderá de fato estar no banco de reservas da Canarinho em meados do ano que vem.

Seu contrato com o Real Madrid vai até junho de 2024, e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, pretende manter um técnico interino e ter uma comissão de transição até a chegada de “Don Carlo”, após o termino do contrato com os merengues. Outro ponto curioso revelado pelo portal Globoesporte.com é que até mesmo o salário de Ancelotti ainda não foi debatido. De acordo com o staff da CBF ouvido pelo site, esse seria apenas um “detalhe”. Atualmente, o italiano recebe cerca de R$ 60 milhões por ano no Real Madrid.

Respeitado

Com extensa carreira como treinador, Ancelotti construiu nome respeitado no mundo do futebol. Sua experiência inclui passagens por grandes clubes como Juventus, Milan, Chelsea, Paris Saint-Germain, Bayern de Munique e, mais recentemente, o Real Madrid. Ancelotti possui um estilo de jogo marcado pelo equilíbrio tático, valorização da posse de bola e capacidade de adaptação às características do elenco.
A contratação do italiano pela CBF representa uma aposta ousada para o futuro do futebol pentacampeão. A decisão de trazer um técnico estrangeiro, mesmo em um país reconhecido por sua tradição e paixão pelo futebol, levanta questionamentos sobre a valorização dos profissionais nacionais e a capacidade deles de assumirem a Seleção.
No entanto, a escolha também demonstra uma busca por renovação e por um novo olhar sobre o futebol brasileiro. Com sua vasta experiência, o técnico italiano pode trazer uma abordagem tática mais refinada e estratégias inovadoras. Além disso, Ancelotti terá o desafio de trabalhar com uma geração talentosa de jogadores brasileiros, mesclando a experiência de nomes consagrados com a energia e o potencial dos jovens talentos, alguns inclusive treinados por ele no Real, como Rodrygo, Militão e Vini Jr.

--
Participe do nosso grupo de notícias:
https://chat.whatsapp.com/Bpo3CaCrm5yGjWnHPEZgE2

Edição: Lucas Botelho