Distrito Federal

Políticas públicas

Governo Federal debate orçamento com população do Distrito Federal

Discussão para elaboração do Plano Plurianual Participativo acontece na terça-feira (27), no Sindicato dos Bancários

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Presidente Lula acompanhou realização da primeira Plenária na Bahia - Ricardo Stuckert

O orçamento do governo federal para o DF estará em pauta na Plenária Estadual do Plano Plurianual Participativo (PPA), que acontece na próxima terça-feira (27), a partir das 18h, no Teatro do Sindicato dos Bancários de Brasília. Na ocasião, será discutido os investimentos para o Distrito Federal para as áreas do período de 2024 a 2027.

Para a Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF) a Plenária será importante para que ocorra remanejamento do orçamento para as áreas que mais necessitam de investimentos públicos. A central convocou todas as entidades filiadas e os trabalhadores da capital para que participem do evento.

“Apesar de ser um instrumento antigo, há muito tempo não tínhamos acesso a ele devido aos desmandos dos últimos governos. Agora, temos novamente a chance de participar da construção do programa que queremos para a nossa sociedade e é fundamental que as entidades representativas dos trabalhadores do DF estejam lá", afirmou o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues.

PPA

Previsto na Constituição Federal de 1988, o PPA é um instrumento que define metas, diretrizes e programas a serem implantados ao longo do governo. No ano 2023, ele será elaborado com apoio aberto da população e por meio da plataforma Brasil Participativo. O PPA deve ser entregue às/aos senadoras/es e deputadas/os no Congresso Nacional até 31 de agosto de 2023, junto à Lei Orçamentária Anual (LOA).

As plenárias regionais para PPA deste ano iniciaram em 11 de maio na Bahia, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência Márcio Macêdo. Já foram realizadas 18 plenárias estaduais do PPA. 

:: 'A gente quer ouvir o povo', diz Lula ao lançar programa que discutirá prioridades do governo ::

Serviço

Para participar da Plenária – Etapa Distrito Federal - é necessário realizar a inscrição por meio de link no site do governo e fazer o credenciamento no dia da Plenária, a partir das 18 horas no Teatro dos Bancários, em Brasília.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino