Paraná

Lançamento

Livro que analisa as eleições de 2022 e a governabilidade de Lula será lançado em Curitiba

A obra é resultado de análises feitas por pesquisadores que integram o Observatório das Eleições

Curitiba |
A obra é resultado de análises feitas por pesquisadores que integram o Observatório das Eleições - Foto: Divulgação

 

Organizada pelo cientista político Leonardo Avritzer e pelas pesquisadoras Eliara Santana e Rachel Callai Bragatto, a obra  “Eleições 2022 e a reconstrução da democracia no Brasil” faz conexões entre as eleições de 2022, o resultado eleitoral e os desafios para o novo mandato de Lula. No próximo dia 16 de junho, será realizado o lançamento do livro, em Curitiba, na Livraria Arte e Letra.  

Durante as eleições de 2022,  pesquisadores do Observatório das Eleições dedicaram-se a compreender as questões que emergiram e a produzir artigos para que essas reflexões fossem compartilhadas com a sociedade brasileira, resultando neste livro.  As análises de pesquisadores das mais diversas áreas debruçam-se sobre temas que vão do meio ambiente à configuração do Legislativo, passando por questões de raça e gênero, redes e desinformação, justiça e opinião pública, governos estaduais e atores coletivos. 

Rachel Bragatto, organizadora do livro, destaca a contribuição da pesquisa realizada em rede em um momento tão crítico para o país.

“O processo de elaboração do livro Eleições 2022 e a reconstrução da democracia no Brasil demonstra a capacidade de análise, produção, impacto e articulação em rede de pesquisadores em um momento de intenso risco à democracia e à produção científica brasileira. As análises presentes no livro demonstram que democracia e ciência/pensamento crítico estão profundamente relacionados. Para a ciência acontecer é fundamental um ambiente democrático, livre e que possibilite autonomia, assegurando liberdade acadêmica, liberdade de expressão e liberdade de pesquisa. E que propicie condições materiais de produção científica por meio de recursos públicos para financiar pesquisas. Um conjunto que esteve fortemente ameaçado no governo anterior,” destaca.  

 

Dividido em quatro partes, o livro apresenta ao leitor uma visão ampla e multifacetada do processo eleitoral e dos desafios vindouros. 

Na primeira parte, “Erosão democrática e processo eleitoral”, fica evidenciada a forte continuidade entre o processo de degradação da democracia, a polarização política e as eleições.  

A segunda parte, “Redes sociais e o ecossistema de desinformação”, trata do cenário obscuro da disputa nas redes sociais, é descrito o ecossistema de desinformação fomentado pelo bolsonarismo, assim como analisado o modelo de funcionamento das plataformas de comunicação. Além disso, são apresentados também resultados do mapeamento das diferentes campanhas e suas estratégias digitais, analisando as dificuldades de Bolsonaro repetir a performance de 2018 e a mudança assertiva na campanha de Lula, que ocupou importantes espaços nas redes.  

Na terceira parte do livro, “Democracia em dois turnos”, os artigos abordam duas questões que irão definir a representação política nos próximos anos no Brasil. Em primeiro lugar, o resultado das eleições na Câmara e no Senado que revelou que a direita tornou-se majoritária, ainda que tenham sido abertos espaços de negociação em relação à centro-direita. Em segundo, o fato de ainda estarmos muito distantes de um quadro de equilíbrio na representação política no Brasil, se considerarmos a representação das mulheres, da população negra e dos povos indígenas.  

A quarta e última parte, intitulada “Governabilidade e futuro da democracia”, aborda o desafio que será a governabilidade para Lula e aponta para os diferentes jogos políticos possíveis no Congresso Nacional. Ao mesmo tempo, mostra que o bolsonarismo tem algum futuro como oposição, mas que ele ainda é incerto, especialmente no campo da organização do sistema político.  

 

SOBRE OS AUTORES: Alexandre Arns, Amanda Mota, Ana Luísa Machado de Castro, Beatriz Rey, Bia Calza, Carla Rosário, Carlos Machado, Carlos Ranulfo Melo, Danusa Marques, Eduardo Barbabela, Eliara Santana, Fabiano Santos, Fábio Kerche, Felipe Nunes, Flávia Biroli, Francisco Kerche, Gustavo Paravizo, Helena Dolabela, Helena Martins, João Feres Júnior, Leonardo Barros, Leonardo Avritzer, Luciana Santana, Maria Alice Silveira Ferreira, Marisa von Büllow, Marjorie Marona, Marta Mendes, Pedro Paulo de Assis, Priscila Delgado de Carvalho, Priscila Zanandrez, Rachel Callai Bragatto, Thomas Traumann, Viviane Gonçalves Freitas.  

 

Serviço: 

Lançamento do livro ELEIÇÕES 2022 E A RECONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA em CURITIBA  

Dia 16/06 

18h30 

Livraria Arte e Letra – Rua Desembargador Motta, 2011.  

--
Participe do nosso grupo de notícias! Acesse https://chat.whatsapp.com/Bpo3CaCrm5yGjWnHPEZgE2

Edição: Ana Carolina Caldas