Paraná

Futebol amador

Vem aí a Suburbana 2023. Saiba qual o time do seu bairro em Curitiba

Federação Paranaense de Futebol publica tabela e regulamento do Campeonato Amador de Curitiba

Curitiba |
Começam as séries A e B da Suburbana, o maior campeonato amador de Curitiba - FPF divulgação

Considerado um dos melhores torneios amadores do Brasil, a charmosa Suburbana de Curitiba já tem data para começar. A Federação Paranaense de Futebol, FPF, organizadora do torneio, publicou em seu site na terça-feira, 6, a tabela e o regulamento da série A deste ano. A Suburbana reunirá 12 equipes disputando a primeira divisão, e dezenove, a segunda. A série B terá sua primeira rodada marcada para o próximo dia 17, enquanto a série A, começará em15 de julho.

Sistema de disputa
Na série A, a primeira fase terá turno único, com as equipes se enfrentando em onze rodadas, as oito melhores passam para a fase de quartas de final, e as duas piores na classificação do primeiro turno são rebaixadas para a série B.
Na divisão de acesso, as dezenove equipes serão divididas em dois grupos, tendo o grupo A nove equipes, e o grupo B, dez. As equipes se enfrentam em turno único, contra outros times de seus respectivos grupos. Classificam-se para a próxima fase seis equipes, que serão divididas novamente em seis, em dois novos grupos. As duas melhores campanhas de cada grupo passam para a semifinal. A data das finais ainda não foram homologadas.

Destaques
Como em anos anteriores, a Suburbana terá um desfile de atletas que já tiveram passagens em grandes equipes do futebol brasileiro. Na série A, o Capão Raso anunciou o ex-atacante do Operário, Schumacher, que defenderá as cores do Esquadrão de Aço. Já o Iguaçu, conhecido como Galo da Colônia Famosa, fechou com dois ex-atletas do Athletico Paranaense. O volante Deivid, ídolo no Furacão, e o atacante Ricardinho, que também acumula passagens pela Ponte Preta, América Mineiro e FC Dallas (EUA). Ambos serão destaques da equipe de Santa Felicidade, que tenta o seu 11º título. Já o atual campeão, o Novo Mundo, apostou suas fichas no zagueiro ex-Palmeiras e Coritiba, Maurício Ramos. De acordo com o técnico alvirrubro, Ivo Petry, o atleta vem reforçar o clube dentro e fora de campo. “A ideia da parceria com Novo Mundo, além de colaborar com sua experiência de atleta exemplar, com carreira vitoriosa, e com eventuais destaques, especialmente na categoria de base, é que possa ajudar a encaminhar para clubes profissionais. Certamente ajudará no grupo vitorioso de atletas do Novo Mundo”, disse ao portal Suburbana na Tela. 

Onde torcer?
Confira abaixo qual é o time da série A que representa o seu bairro ou região em Curitiba e a primeira rodada da primeira divisão da Suburbana.

 

Série A

Participante (Bairro/Estádio): 

ABE Novo Mundo 
Arena Vermelha / Novo Mundo

Uberlândia Esporte Clube
Estádio Gustavo Schier / Novo Mundo

SOBE Iguaçu
Estádio Egydio Pietrobelli / Santa Felicidade

Trieste FC
Estádio Francisco Muraro / Santa Felicidade

União Vila Sandra Esporte Clube
Estádio Ozório Claudino de Barros / CIC

EC Fortaleza
Estádio Antonio Monteiro Sobrinho / CIC

União Vila Torres
Campo Vila Torres / Prado Velho 

União Capão Raso Futebol Clube
Estádio José Carlos Oliveira Sobrinho / Capão Raso

Operário Pilarzinho Sport Clube
Estádio Bortolo Gava / Pilarzinho

União Nova Orleans 
Estádio Jose Drulla Sobrinho / Orleans

URE Santa Quitéria
Estádio Maurício Fruet / Santa Quitéria

Vila Fanny Futebol Clube
Estádio Ismael Guabardo / Fanny

TABELA PRIMEIRA RODADA SÉRIE A

1ª Rodada - Sábado - 15/7 - 15h30

Sobe Iguaçu x EC Fortaleza - Egydio Pietrobelli
Nova Orleans x Novo Mundo - José Drulla Sobrinho
Capão Raso x Uberlândia  - José Carlos de Oliveira 
Vila Torres x Trieste - Maurício Fruet 
Operário Pilarzinho x Vila Fanny - Bortolo Gava
Vila Sandra x Santa Quitéria - Ozório Claudino de Barros


 

Edição: Frédi Vasconcelos