Paraná

Lula

Jornalistas do Paraná lançam campanha para financiar livro de fotorreportagem da posse de Lula

“O Povo de Lula” é o título do livro de fotorreportagem produzido por Leandro Taques e José Carlos Fernandes

Paraná |
Foto de Leandro Taques - Leandro Taques

 

Dois jornalistas do Paraná se uniram em torno de um projeto editorial e de valor histórico inédito: retratar a emoção e a identidade de pessoas que, em meio à multidão que tomou a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes, em Brasília, DF, partiram de diversos cantos do país para, no dia 1º de janeiro de 2023, colocarem simbolicamente a faixa presidencial em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e investirem nesta liderança popular, eleita  pelo voto da maioria do povo brasileiro no ano passado, o cargo máximo de governante do Brasil.

“O Povo de Lula” é o título do livro de fotorreportagem produzido por Leandro Taques e José Carlos Fernandes para contar histórias como as da agricultora Magnólia de Souza Soares, de 58 anos, do assentamento Marielle Vive, em Porto Seguro, na Bahia, ou de Julieta Gomes Tolentino, de 68 anos, moradora de Goiânia, capital do Estado de Goiás. O livro retrata-as emocionadas pelo momento vivido naquele dia, transbordando o sentimento que levaram de seus municípios até o coração do país. Mas, antes da obra chegar às prateleiras das livrarias, bibliotecas e às mãos dos leitores no país inteiro, os autores precisam cobrir os custos do trabalho que tiveram para viajar, coletar imagens e informações na posse de Lula e também imprimir em alta qualidade os registros dessa emoção e da carga de esperança trazida até ali por centenas de milhares de pessoas naquele dia marcante. Para tanto, lançaram na internet uma campanha de financiamento da publicação, que vai funcionar como compra antecipada do livro, e ofertam cotas para parceiros institucionais ou pessoas físicas, interessados em patrocinar a iniciativa.


Foto de Leandro Taques / Leandro Taques

“Estivemos lá, e, de fato, como prevíamos, foi emocionante. A diversidade do povo brasileiro se fez presente. Colhemos um belo material fotográfico e editorial. Histórias lindas desse povo maravilhoso. Agora, precisamos, literalmente, colocar tudo isso no papel. O livro está ficando muito bacana! A campanha de financiamento vai fechar esse ciclo”, comenta Taques.

Em 1º de janeiro de 2023, ao ganhar as ruas de Brasília em direção às atividades da programação da posse de Lula para seu terceiro mandato como presidente da República Federativa do Brasil, especialmente após os acontecimentos e a carga emocional dos últimos anos, Taques e Fernandes sabiam exatamente o que iriam encontrar em meio àquela multidão: o povo de Lula!

Sobre os autores


Leandro Taques é fotógrafo freelancer, graduado em Jornalismo, pós-graduado  pelas Faculdades Curitiba e pela Faculdade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro. É professor de fotojornalismo e desenvolve trabalhos fotográficos documentais. Já publicou três livros fotográficos: O Retrato da Paz (2007), San Lázaro Babalú Ayé (2015) e Yo soy Fidel (2017). Já fotografou em Cuba, China, Angola, no Afeganistão, Paquistão, Tibet, Nepal, Palestina ocupada, Líbano e também na Síria.

Da esperança no semblante da pessoa mais humilde ao reconhecimento de sua importância histórica por empresários no topo da pirâmide socioeconômica nacional, Leandro Taques, nas coberturas fotográficas anteriores que fez das visitas presidenciais, caravanas ou de campanhas eleitorais, sempre concentrou sua atenção no olhar vidrado e nos braços que estenderam muita emoção para alcançar Lula nos encontros desse líder popular com sua gente. Ao longo de sua trajetória profissional, o fotojornalista registrou muito desses flagrantes em imagens que retrataram, em preto e branco, também a realidade do povo brasileiro.

José Carlos Fernandes é jornalista profissional, com mais de 30 anos de atuação. Em paralelo ao exercício profissional em redação, soma 25 anos de atividades no magistério superior, com passagens pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Studium Theologicum de Curitiba e Universidade Federal do Paraná, instituição na qual ingressou em 2009. Tem graduação em Jornalismo, Filosofia e Belas Artes; doutorado e mestrado em Estudos Literários. É co-autor e editor de três coletâneas de entrevistas e perfis e soma 500 crônicas publicadas no jornal Gazeta do Povo, pequena parte delas reunida em livro. É autor do livro reportagem "Um lugar chamado Cocaco" (Insight, 2022). Pesquisa leitura e recepção.

 

Para colaborar, basta acessar a página da campanha de arrecadação e escolher entre as opções de financiamento e de recompensas disponíveis ou, em caso de contribuição na forma de cotas de parceria, pode fazer contato direto com os autores por meio do 41 992370537 ou [email protected]. “Quem não pode estar lá, mas queria participar daquele momento único, vai poder se transportar para lá e, ao ver as imagens ou conhecer as narrativas sobre as jornadas de luta popular, coletiva e individual que movem ‘o povo de Lula’, se identificar, além de ter a sensação de que viveu de fato as emoções daquele dia”, diz Taques.

SERVIÇO:
Campanha: https://www.catarse.me/opovodelula 
Contato: Leandro Taques 41 99237-0537 - [email protected]

Edição: Ana Carolina Caldas