Paraná

FATOS DA SEMANA

EDITORIAL 302. Da luta antirracista aos direitos do povo

A urgência de a estratégia antirracista estar presente entre os movimentos populares e partidos de esquerda

Curitiba (PR) |
Ancelotti conversa com Vini Jr. durante a partida contra o Valencia; o técnico também cobra providências dos organizadores do campeonato - JOSE JORDAN / AFP

Os assuntos desta edição 302 do Brasil de Fato Paraná, contendo os principais fatos da semana, resumem os desafios da classe trabalhadora, no Brasil e no mundo.
Na chamada política econômica, no Brasil, a aprovação da nova regra fiscal, na Câmara dos Deputados, traz evidentes preocupações. A proposta é melhor que o Teto dos Gastos, que congelou investimentos públicos nos governos Temer e Bolsonaro. Porém, analistas consideram que, com tantas questões sociais urgentes, a atual proposta contém limites do ponto de vista das necessidades do povo e da capacidade do Estado investir no que é necessário e urgente.
No principal fato da semana, com repercussão mundial, mais um episódio de ataque racista de torcedores espanhois contra o jogador negro Vini Jr reforça a necessidade de, tanto lá como no Brasil, haver punição aos racistas. Racismo é crime.
O peso colonial, a manutenção da estrutura racista e, nos últimos anos, o avanço da extrema-direita, na América Latina e no mundo reforçam a urgência de a estratégia antirracista estar presente entre os movimentos populares e partidos de esquerda.

E aponta que teremos lutas e enfrentamentos duros pela frente: Racistas e fascistas, não passarão!

Edição: Frédi Vasconcelos