Paraná

TORCIDAS

Após pressão das torcidas, AthleTiba terá duas torcidas na Arena, no próximo domingo

Definição ocorreu após audiência na Alep com torcedores organizados

Curitiba (PR) |
Torcida única não evitou confusões, agora será dado “voto de confiança” - Foto: Lucas Carrera / ALEP

Após alguns jogos sem a presença das duas torcidas nos estádios Couto Pereira e Arena da Baixada, no próximo domingo, 14, o clássico AthleTiba deverá ter a festa completa com a presença de rubro-negros e alviverdes. A definição ocorreu na terça-feira, 9, após uma reunião entre as torcidas organizadas Império Alviverde e Os Fanáticos, juntamente com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, polícias militares e civil, Ministério Público (MP), e a presença da deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT). Após confusão dentro do Couto Pereira entre atleticanos e coxas-brancas no setor visitante no clássico do ano passado, a ideia de “torcida única” voltou a ser aplicada com a anuência do MP, órgãos de segurança e as diretorias de Coritiba e Athletico. Durante audiência na Assembleia ocorrida na última semana pela deputada Ana Júlia, as torcidas organizadas criticaram a proibição dos visitantes estarem presentes aos clássicos. 

Para a parlamentar petista, o argumento de que a torcida única ajudaria no combate à violência não se sustenta. “A imposição da torcida única acontece há mais de dois anos e é fruto da alegação infundada de que essa medida combate a violência nos estádios. Passados dois anos, a conclusão é uma só: torcida única não contribui para a segurança em dias de jogos”, afirmou em suas redes sociais. 

Durante a reunião o tenente-coronel Paulo Siloto, comandante do BPChoque, afirmou que responsabilidades serão divididas em relação à segurança do clássico. Para o tenente, a definição seria uma espécie de “voto de confiança”. “Essa é uma chance que as forças de segurança estão dando para as torcidas organizadas, um voto de confiança para que tenhamos um domingo tranquilo tanto no entorno do estádio quanto nos lugares mais afastados, evitando qualquer conflito”, destacou. 

Em nota, as torcidas organizadas comemoraram a decisão e defenderam o direito de o torcedor poder acompanhar seu time do coração livremente e com segurança. 

Para o dia do clássico, que começa às 16h no próximo domingo, os horários dos ônibus terão alterações para as duas torcidas. A do Coritiba poderá circular até às 14h30, após este horário somente torcedores do Athletico poderão embarcar nos ônibus, evitando confrontos em terminais e pontos da cidade. 
 


Torcida única não evitou confusões, agora será dado “voto de confiança” - Reprodução / Geraldo Bubniak

Edição: Lucas Botelho