Paraíba

Artigo

Um 1º de Maio para comemorar conquistas, mas também para estar atento e forte

"Não podemos nos iludir, muito menos nos acomodar com as boas novas que vem chegando!" 

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
1° de maio de 2023 em São Paulo. - Lucas Porto

Depois de muito tempo sofrendo com o desgoverno fascista e o neoliberal que o antecedeu, finalmente a classe trabalhadora terá um 1º de Maio para comemorar conquistas!! 

O presidente Lula deverá anunciar a retomada da política salarial que assegura o ganho real daqui pra frente; já anunciou no 8 de Março o Projeto de Lei 1085 que assegura a igualdade salarial entre homens e mulheres; os representantes das centrais sindicais estão de volta à mesa de negociação para colocar a pauta da classe em vários temas de interesse; mais de 70% dos sindicatos conquistaram ganhos reais sobre a inflação nesse período, segundo o DIEESE; os servidores públicos federais começaram a ter a recomposição das perdas acumuladas nos últimos anos, com recomposição de 9% nos salários; e a revisão da tabela do Imposto de Renda deve ter ampliada a faixa de trabalhadores e trabalhadoras isentos da tributação. E há muitos outros avanços em várias áreas nesse início de governo do PT! 

No entanto, apesar dos inúmeros sinais positivos de que os tempos são outros, não podemos nos iludir, muito menos nos acomodar com as boas novas que vem chegando! 

Várias tentativas de golpe têm sido tentadas para barrar a reconstrução que o governo Lula pretende fazer: ainda nas eleições, os abusos no uso da máquina pública foram um escândalo e, sentindo que não seria suficiente, apelaram para a ação da Polícia Rodoviária Federal dificultar / impedir o trânsito de eleitores onde Lula tinha grande margem de vitória esperada. Na diplomação do presidente, lançaram ações de vandalismo em Brasília e fariam um atentado ao aeroporto Juscelino Kubitschek, que foi frustrado. O ápice foi a tentativa de golpe em 8 de janeiro, quando uma multidão invadiu e depredou a sede dos três poderes constituídos na República. 

Mesmo que tais iniciativas violentas possam não ser mais tentadas, os golpistas ainda estão à solta e operando outras formas “mais sutis” de boicotar o governo Lula. 

O crescimento econômico segue em risco pela ação sabotadora do presidente bolsonarista do Banco Central, que, a persistir com a política de juros elevados, comprometerá a necessária geração de emprego e renda. 

No Congresso Nacional, principalmente na Câmara de Deputados, a correlação de forças não é favorável aos avanços sociais e econômicos! A base parlamentar oposicionista age na base da lacração para ter imagens que dê muitas “curtidas” e disseminação de fake news nas redes digitais. Uma vergonha!! 

A velha mídia corporativa critica e cobra soluções do governo Lula, como jamais fizeram com os antecessores. Querem um Lula enfraquecido e refém de sua agenda econômica conservadora; sem falar de empresários de diversos setores de atividade, que não disfarçam quem é seu inimigo. Querem que o próximo (ou próxima) presidente(a), seja alguém que vista seu figurino. Se não aparecer um(a) candidato(a) viável eleitoralmente com esse perfil, podem apelar até mesmo para a volta de um “bolsonarismo sem bolsonaro”.  

Portanto, apesar de termos muito a comemorar nesse 1º de Maio; não podemos baixar a guarda!! É preciso que o movimento sindical e o movimento popular estejam atentos e fortes para enfrentar os muitos inimigos da classe trabalhadora. Há muitas lições a serem extraídas do golpe de 2016. A principal delas é que não adianta ir às ruas apenas quando “a vaca já foi pro brejo”... “Não temos tempo de temer a morte!!” Que esse 1º de Maio seja um despertar para que voltemos às mobilizações de rua!! Antes que seja tarde... 


* Professor de Sociologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Coordenador do Observatório do Mercado de Trabalho e da Informalidade na Paraíba – OMTI-PB. 

Edição: Heloisa de Sousa