Paraná

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Feira Popular de Saúde ocorre no bairro Ganchinho

Experiência que envolve atendimento em saúde, formação e atividades culturais

Curitiba (PR) |
A UMT orienta suas atividades pelos princípios da solidariedade, luta por direitos e parceria com as pautas dos movimentos populares - Pedro Carrano

No dia 30 de abril, domingo, ocorre mais um episódio de um formato de feira que tem mobilizado comunidades em Curitiba desde 2022.

A Feira Popular de Saúde ocorre das 9h às 16h, na Praça Recreativa Iguaçu III, no bairro Ganchinho.

A região é um local de habitação popular que completa dez anos, porém sem acesso a serviços essenciais, caso do serviço dos Correios e da necessidade de posto de saúde reivindicado pela comunidade.

A atividade é iniciativa da União de Moradores/as e Trabalhadores/as (UMT), espaço associativo que hoje abrange associações de moradores do bolsão Formosa, Corbélia, Sabará-CIC, Ganchinho e Graciosa (Pinhais), ao lado de grupos de bairro, movimentos populares – caso do Movimento de Trabalhadores por Direitos (MTD), Levante Popular da Juventude e Povo pelo Povo –, além de militantes individuais.

A UMT orienta suas atividades pelos princípios da solidariedade, luta por direitos e parceria com as pautas dos movimentos populares.

Ao lado da roda de conversa e atendimento em saúde popular, a ideia é que cada feira fortaleça a organização local.

“Esse evento vem a agregar. Nós da comunidade vemos como chance de crescimento, uma chance de evolução, nossa comunidade é muito esquecida. Não recebemos correspondência. Para receber essas melhorias, temos que nos organizar e reclamar nossos direitos”, Suzana Maia, liderança popular no Moradias Iguaçu.


A ideia é que cada feira fortaleça a organização local / Arte: Francine Alvarenga

 

Edição: Frédi Vasconcelos