Rio de Janeiro

teatro

"Paixão de Cristo" estreia montagem com Jesus negro e sincretismo religioso nas favelas do Rio

“Paixão de Cristo dos Povos de Rua” adiciona referências da umbanda na tradicional encenação da Semana Santa

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Espetáculo estreia na Sexta-Feira Santa na Rocinha, depois segue para as favelas da Maré e do Morro Azul - ©Luis Acosta/AFP

Nas favelas do Rio de Janeiro, a tradicional encenação da “Paixão de Cristo” vai levar para as ruas elementos do sincretismo religioso para aproximar a história de Jesus de Nazaré das lutas do povo. A adaptação, idealizada pelo Bando Cultural Favelados e a Cia Teatral Vou Ali e Já Volto, tem direção de Castelo Branco e Dione Prado.

O espetáculo estreia na Rocinha, na zona sul, na próxima sexta-feira (7), e terá apresentações em diferentes favelas durante o fim de semana. Fazem parte do elenco 35 moradores de favelas e periferias envolvidos em atividades de formação teatral desde o início do ano. Assim, eles mesmos criaram a encenação a partir de suas vivências.

Leia mais: 

O diretor de dramaturgia Castelo Branco, morador da Rocinha, explica que a mistura de crenças é uma das marcas da religiosidade nas favelas. Nesse contexto, a encenação da “Paixão de Cristo dos Povos de Rua” apresenta a história de Jesus, da crucificação à condenação, adicionando referências da umbanda nas falas, adereços e músicas. 

"Os elementos em cena tiram a ideia do que é demonizado. Jesus é o amor, a paz entre todos, e cada religião Deus está presente de uma forma. A ideia é unir, de fato, os povos. E o melhor lugar para isso é a rua, onde todos vão estar presentes, católicos, espíritas, umbandistas, assistindo esse espetáculo", diz o diretor.

O espetáculo desconstrói a ideia do Jesus europeu e apresenta ao público Jesus negro, interpretado pelo ator Leandro MDR, além de discípulos que fazem referência aos orixás da umbanda. A ideia é aproximar os personagens da peça dos povos ainda hoje oprimidos, afirma Castelo Branco, e promover a tolerância religiosa.

"Nossa ideia sempre é aproximar a arte das pessoas que tem dificuldade de ir ao teatro, seja pelo valor, pela distância. O objetivo do projeto Bando Cultural Favelados é levar para os moradores de favelas e periferias não só o espetáculo, mas também a formação na arte", completa. 

Confira a agenda de apresentações:

Sexta-feira (7)

19h - Rocinha
Concentração na entrada do Parque Ecológico (Portão Vermelho)

Sábado (8)

19h - Maré 
Local a confirmar

Domingo (9)

19h - Morro Azul
Concentração na escada do metrô do Flamengo

Edição: Clívia Mesquita