Paraná

Solidariedade

Com bancos em estado crítico, Hemepar alerta para urgência de doação de sangue no Paraná

Em especial, tipos O e B- estão com estoque suficiente para até dois dias

Curitiba (PR) |
Doação pode ser agendada online - Foto: José Fernando Ogura

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) reforçou, nesta quarta-feira (22), a urgência para a doação de sangue no estado, em especial dos tipos O e B-, que estão com suas reservas em condição crítica, com estoque suficiente para até dois dias.

“Sempre que falamos sobre doação, reforçamos um ponto especial: não existe substituto para o sangue. Por isso, o ato de doar não é somente uma ação solidária, mas de importância incalculável para salvar vidas. Com uma única doação, é possível ajudar até quatro pessoas que precisam de sangue”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Os homens podem doar a cada dois meses, em quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio).

Na sequência, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, também é importante ressaltar a necessidade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado.

Como doar

Para fazer a doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade são permitidos apenas com autorização e presença do responsável legal.

O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação). Também é possível agendar a doação neste site.

Edição: Lia Bianchini