Paraná

Educação

UTFPR volta a ter vestibular para ingresso, depois de 13 anos

Desde 2010, Universidade tinha o Sisu como única forma de seleção de novos estudantes para cursos de graduação

Curitiba (PR) |
Edital do processo seletivo para o segundo semestre de 2023 foi publicado nesta terça (14) - Divulgação _ UTFPR

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) anunciou a volta do vestibular para seleção de novos estudantes para os cursos de graduação. Desde 2010, a Universidade fazia sua seleção exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O edital do processo seletivo para o segundo semestre de 2023 foi publicado nesta terça (14), com oferta de 3.006 vagas em 107 cursos de 13 campi na capital e no interior do Paraná.

"A retomada [do vestibular] se baseia em estudos que mostram foco nos municípios e na lei de criação da instituição, que prevê a forte regionalidade. A UTFPR é uma instituição com capilaridade, por meio do vestibular vamos focar na regionalidade e trazer jovens de escolas estaduais [do interior do Paraná]", afirmou o reitor da UTFPR, Marcos Schiefler.

As inscrições do Vestibular de Inverno 2023 vão de 27 de março até 09 de maio e devem ser feitas pelo Portal da UTFPR. A taxa de inscrição é de R$ 150. Candidatos que comprovarem não conseguir realizar o pagamento podem solicitar isenção de taxa até o dia 12 de abril.

Pelo menos metade do total de vagas ofertadas no próximo semestre será destinada ao Programa de Ações Afirmativas. Estão aptos a concorrer a essas vagas candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Há reserva de vagas para pessoas com renda familiar bruta per capta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, pretas, pardas ou indígenas e com deficiência. As provas serão aplicadas no dia 4 de junho, em 13 cidades do estado.

A partir deste ano, 30% das vagas ofertadas pela Universidade serão para ingresso através do Sisu e 70% através do vestibular.

Edição: Lia Bianchini