Paraná

Alep

Secretário de Segurança do PR pede punição a Renato Freitas por criticar violência policial

Coronel Hudson Teixeira enviou representação contra o petista à presidência da Alep, nesta quarta (8)

Curitiba (PR) |
Renato Freitas informou que tomará as medidas cabíveis quando for notificado oficialmente - Foto: Giorgia Prates

O Secretário de Segurança do Paraná, Coronel Hudson Teixeira, enviou à presidência da Assembleia Legislativa do estado (Alep) representação contra o deputado estadual Renato Freitas (PT), nesta quarta (8). O secretário de Ratinho Junior (PSD) pede punição por frases "descabidas e distorcidas" que Freitas teria dito sobre a Polícia Militar do Paraná.

Na sessão legislativa do dia 7 de março, justifica o secretário, "o mencionado parlamentar [...] cita: 'policiais covardes, assassinos, serviçais do mal'”. A argumentação prossegue: "Além disso, assevera que a Corporação torna seu integrante 'embrutecido por um treinamento desumano, como um animal, que a qualquer momento e ordem pode atacar outro animal; esse treinamento produz seres bestiais!'”.

Teixeira ainda conclui que Freitas "violou os Deveres Fundamentais do Deputado."

"Tentativas de intimidação"

Em resposta ao ofício, Renato Freitas afirmou que, em seu discurso, apenas relembrou casos conhecidos de violência policial no Paraná. Cita, como exemplos, a perseguição do Alto da Glória, em 2009, quando cinco jovens foram executados por policiais militares; e a morte de Claudiney Teles Junior, de 38 anos, que teve um infarto após ser torturado pela PM em sua casa, no bairro Xaxim.

O deputado também destacou "a inviolabilidade dos deputados por suas opiniões, palavras e votos" e afirmou que a fiscalização e denúncia do abuso da violência pelo Estado continuará sendo feita por seu mandato, "não sendo admitidas tentativas de intimidação por parte de poderes externos".

Freitas informou que tomará as medidas cabíveis quando for notificado oficialmente.

Edição: Lia Bianchini