Ceará

Vacinação

Entrevista | “Temos que aprender a conviver com a Covid e a gente vai aprender tendo vacina”

Erlemus Soares, conversou com o BdF sobre a retomada da vacinação para crianças de seis meses à 4 anos contra a covid-19

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
"A gente pede que as pessoas façam adesão porque vacina é superimportante para a gente viver essa nova normalidade", Erlemus Soares, coordenador da Atenção Primária e Psicossocial. - Foto: Alex Costa/Prefeitura de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza deu início à aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 para crianças entre cinco e nove anos de idade que receberam a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. Também foi retomada a vacinação de crianças com e sem comorbidades, a partir dos 6 meses de idade. O Brasil de Fato conversou com Erlemus Soares, coordenador da Atenção Primária e Psicossocial sobre o andamento dessas ações e sobre a importância da vacinação para crianças. Confira. 

Qual a importância da vacinação de crianças contra a covid-19?

É superimportante a gente tocar nesse tema. Eu sempre gosto de salientar que vacina salva vidas, então a gente precisa que o pai, a mãe, o avô, a titia levem suas crianças para vacinar. Esse público específico de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que a gente iniciou essa vacinação lá em novembro, não houve uma grande adesão nesse público, mas a gente acredita que estamos vivendo um novo momento, um momento do não negacionismo à vacina, de fortalecer a importância da vacina. Então essa vacina que a gente iniciou no dia 23 de fevereiro em Fortaleza, que foi a dose 3 de Pfizer Baby, é superimportante que os pais façam a adesão. Caso você não tenha feito a primeira ou a segunda dose você também pode procurar uma das unidades para iniciar o esquema vacinal nesse público de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Qual é a expectativa dessa ação?

A nossa expectativa inicialmente, da dose de reforço, que a gente iniciou no dia 23 de fevereiro aqui em Fortaleza, é um público aproximadamente de mais de seis mil crianças, mas o nosso público total, nossa estimativa total de crianças aqui em Fortaleza são mais de 150 mil crianças. Portanto, você vê como está baixa essa adesão nesse público. A gente pede a compreensão, a gente pede que as pessoas façam adesão porque vacina é superimportante para a gente viver essa nova normalidade, a gente tem que aprender a conviver com a Covid e a gente vai aprender a conviver com Covid tendo vacina, tendo vacina no braço da criança, no braço do adolescente e no braço do adulto também. 

Ainda pode ter pessoas que podem ter algum receio de vacinar seus filhos. Essas vacinas trazem algum risco para as crianças ou os pais podem ficar tranquilos em relação a isso?

Essa vacina é uma vacina que é autorizada pela Anvisa, então é uma vacina segura, é uma vacina testada no mundo inteiro, não é uma vacina que chegou ontem para nós, ela já vinha sendo trabalhada, estudada e passou por todas as etapas necessárias para ser liberada. Portanto, você pai, mãe, tio, tia, avô, avó não tenha medo, a vacina é segura e ela é amplamente utilizada no mundo inteiro. Então não tem desculpa, como eu disse, é um novo momento, a gente vive uma nova expectativa, uma expectativa de esperança e de não negacionismo. Não só para vacina contra a Covid, mas para todas as vacinas, a gente tem que melhorar todas as nossas coberturas vacinais. Não pode ter mais essa questão das Fake News contrário à vacina. A vacina salva vida, já falei anteriormente e é essa mensagem que a gente quer deixar para todo o povo.

Você acha que atualmente, a questão do negacionismo diminuiu? As pessoas estão entendendo mais sobre vacinas? Como você vê essa questão do negacionismo?

Estamos no começo de um novo momento. A gente acredita sim que vai ter essa mudança de panorama, a gente tem visto nas entrevistas da nova ministra da Saúde esse fortalecimento, fazer campanhas educativas, fortalecer junto ao terceiro setor a importância da vacinação, então a gente acredita sim nesse novo momento do não negacionismo e sim pela vida, sim pela vacina e é isso que a gente acredita nesse ano de 2023. Como eu disse anteriormente também, não só da Covid, mas para todas as vacinas do calendário vacinal durante todo o ano de 2023.

Quais são as maiores dúvidas que chegam para você sobre a vacinação?

As maiores dúvidas são as que você já falou anteriormente: “é uma vacina segura?”, “é uma vacina que tem pouco tempo no mercado?”. Então sempre que a gente tem escutado realmente sobre negacionismo é isso, então a gente já falou aqui que é uma vacina secura. Outras dúvidas também: “meu filho está doente, eu posso levar a criança para vacinar?”, espera passar os sintomas que a criança está tendo, se ela está com diarreia, se ela está com sintomas gripais, e logo após isso você pode procurar uma das unidades, como eu falei, procura lá no portal fortaleza.ce.gov.br para saber onde é que essas vacinas estão disponibilizadas, porque dependendo do tipo de vacina a gente tem nessas 117 unidades de saúde.

No caso da Pfizer baby, que é essa que a gente iniciou no dia 23, a gente tem algumas unidades que estão disponibilizadas, como a gente não recebeu um grande quantitativo de dose a gente tem que disponibilizar somente em algumas unidades para evitar também o desperdício, que isso também é uma coisa que a gente tem sempre a preocupação, de ter pequenas percas de dose aqui no município.

A Prefeitura de Fortaleza está realizando alguma campanha para combater Fake News que ainda existem em relação à vacinação?

A gente sempre tem feito propagandas educativas no nosso portal, tem feito essas entrevistas, é superimportante trabalhar com a imprensa, trabalhar com vocês que são formadores de opinião para que a gente possa estar disseminando a verdade, e a verdade é sempre que a vacina vai salvar vidas. É isso o que a gente tem feito. Trabalhar também junto com a educação na nossas escolas, nas nossas creches para poder levar essa mensagem de otimismo e de que a vacina é superimportante e ela sim é segura e é o que nós temos hoje para poder evitar que a Covid retorne às nossas famílias, aos nossos lares.

Em que locais as vacinas contra a Covid-19 estão sendo aplicadas?

As demais vacinas de rotina são nas 117 unidades de saúde, na questão do Covid, como eu falei anteriormente, é bom sempre procurar no portal fortaleza.ce.gov.br porque é uma atualização diária de quais unidades estão ofertando, principalmente agora, no caso dessa dose de reforço da vacina Pfizer Baby que é em um público específico de criança de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

E para os adultos? Como está o panorama da vacinação contra a Covid-19?

A vacinação contra a Covid-19 no público adulto a gente está um pouco mais confortável. A gente conseguiu, pelo menos no esquema primário, ter altas coberturas vacinais. Quando falo esquema primário para adulto é a primeira e segunda dose, mas a gente ainda tem disponibilidade também de dose 3 para esse público, quem já fez a terceira deve procurar uma quarta dose. Então essa vacina está disponível nas 117 unidades de saúde. Fortaleza conta com 117 postos funcionando de 7h30 às 18h30 para a questão da vacinação. Então não tem desculpa de dizer assim: “não vou me vacinar porque é muito burocrático.”, não tem mais agendamento, é livre demanda, a pessoa pode procurar um dos 117 postos e fazer, ou até mesmo iniciar seu esquema de vacina, caso tenha algum adulto que não tenha iniciado, ou fazer uma D3 ou fazer até mesmo uma D4.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia