Paraná

08M

Em Curitiba, mulheres vão às ruas por mais políticas públicas e contra a violência

Ao longo do dia, várias atividades culturais, atos políticos e debates aconteceram em várias cidades do Paraná

Paraná |
ATO 8M em Curitiba (PR), Praça Santos Andrade - Lia Bianchini

O 8 de março de 2023 teve como lema: “Mulheres em resistência, contra todas as formas de violência. Por Terra, Teto e Trabalho, por democracia e sem anistia”. Em todo o Brasil, mulheres saíram às ruas com essas pautas e outras específicas de cada movimento social e de cada cidade. Em Curitiba, no final da tarde, centenas delas se concentraram em ato político na Praça Santos Andrade e, depois, marcharam pelas ruas centrais da cidade. Antes, ao longo do dia, movimentos sociais e sindicatos realizaram várias atividades políticas e culturais.


Ato 8M em Curitiba / Foto: Lia Bianchini

O tom das falas no ato político foi de fortalecer as lutas neste momento para a consolidação de políticas públicas para as mulheres e contra todas as formas de violência. Presente no ato, a deputada estadual Luciana Rafagnin destacou a importância de quem veio antes. “Este é um momento muito importante, um dia para refletir e pensar sobre todas as mulheres que nos antecederam e que muito lutaram para que hoje pudéssemos ter liberdade e democracia para poder estar aqui em uma praça comemorando conquistas, mas também fazendo uma reflexão sobre os desafios que ainda temos”, disse.


Ato 8M em Curitiba / Foto: Lia Bianchini

A indígena KIxirrá Jamamadi, do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), destacou a importância de atos como esse para fortalecer as lutas das mulheres. “Estamos aqui lutando por espaço, por vez, por voz e por dignidade, sobretudo no nosso trabalho, como indígenas artesãs. E estamos aqui em solidariedade com a lutas de todas as outras mulheres”, diz.

Elza Campos, da União Brasileira de Mulheres (UBM) afirmou: “Estamos muito felizes de estar aqui no movimento, na luta concreta nesta data, que é uma das mais importantes da luta feminista. Vamos juntas lutar para garantir políticas públicas para igualdade de gênero”, disse.

Na Praça Santos Andrade, o ato contou com apresentações artísticas do Bloco Afro Pretinhosidade, do Coletivo de Mulheres Indígenas e Slam. Às 19h30, as  mulheres marcharam até a Boca Maldita segurando cartazes destacando pautas prioritárias, especialmente as voltadas para o fim da violência de gênero, o direito à terra, à moradia e à não anistia aos envolvidos na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023. O 8M foi organizado pela Frente Feminista de Curitiba. Pelo Paraná, várias cidades também receberam atos no Dia das Mulheres, como Londrina, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, entre outras.


Ato 8M em Curitiba / Fotos: Lia Bianchini

Edição: Frédi Vasconcelos