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Tarifa de ônibus em Curitiba sobe para R$ 6 a partir da quarta-feira, 1/3

Oposição na Câmara

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Tarifa de ônibus da capital do Paraná passa para R$ 6 nesta quarta-feira - Luis Costa - Prefeitura de Curitiba

A Prefeitura de Curitiba anunciou na terça, 28/2, que a  tarifa de ônibus de Curitiba aumentará  de R$ 5,50 para R$ 6 a partir da meia-noite da quarta-feira (1/3). 

Por contrato, a tarifa é reajustada no fim de fevereiro de cada ano, com base na variação de custos do transporte coletivo. A exceção foram os anos da pandemia (2020 e 2021), em que a tarifa ficou congelada. Em 2022, o reajuste havia sido de 22%. Segundo o presidente da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto, o reajuste equivale a 9% e ficou abaixo do aumento dos custos do transporte coletivo na capital no último ano, que acumulam alta de 13,3%.

“O valor do reajuste de 2023 é o mínimo possível para manter a sustentabilidade do sistema frente ao aumento dos custos relacionados ao transporte, que subiram acima da média da inflação”, diz o presidente da Urbs). 

A vereadora de Curitiba Professora Josete (PT) comentou, em entrevista ao Brasil de Fato Paraná, que "O novo aumento reforça a necessidade de intensificar a fiscalização sobre o transporte coletivo - o contrato atual se encerra em 2025. Da forma como está, não sabemos efetivamente qual é o custo por quilômetro rodado e a definição da tarifa fica sujeita à falácia da Prefeitura e a relações nebulosas. Quem não se lembra da imagem do prefeito reunido com o dono de uma das principais empresas do transporte público no Graciosa Country Clube?". Para ela, "é fundamental que o novo contrato crie mecanismos que atribuam maior transparência a esse cálculo. Uma cidade que se diz modelo de transporte público para o país não pode ter a tarifa mais cara", enfatizou a vereadora.

O deputado estadual Goura (PDT), em suas redes sociais, criticou o aumento, "a tarifa técnica já é R$ 7,49, e a tarifa que os usuários pagam na catraca vai para R$ 6, de acordo com a imprensa. É um absurdo, mais uma vez, em Curitiba a prefeitura mostra que privilegia os lucros dos empresários, e não a função social do transporte. Nós temos que ter sim formas de baratear a tarifa, de buscar a tarifa zero, buscar o passe livre, entendendo o que o transporte coletivo é essencial pra saúde, para as urgências climáticas e que ele tem que ser sim priorizado na sua função social. Vamos ficar de olho".

Cartão-usuário e vale-transporte

Para quem adquiriu créditos por meio de vale-transporte (aquele em que o empregador carrega os créditos para seus funcionários), o novo valor da tarifa só vale para novas compras. Assim, se o usuário tinha dez passagens a R$ 5,50 (R$ 55), ele continuará com o mesmo número de viagens com prazo de carência para uso de 30 dias a partir de 1 de março. Após esse período, o desembolso será de R$ 6 por passagem.

Para o cartão-usuário (que é carregado por pessoa física), no entanto, não há carência e passa a valer a nova tarifa de R$ 6 sobre os créditos já adquiridos a partir de 1/3.

 

Edição: Pedro Carrano