Rio de Janeiro

TEMPO

Rio teve fevereiro com 66% de chuvas além da média esperada para o mês

Até a última quarta-feira, choveu 200 mm enquanto esperado era de 120 mm, segundo o Sistema Alerta Rio

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
rio de janeiro
Sistema típico de verão associado a calor e alta umidade favorecem pancadas de chuva com mais frequência, diz meteorologista - Reprodução/COR

O mês de fevereiro no Rio teve um aumento de 66% de chuva em relação à média do acumulado para o mês. Dados do Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio, mostram choveu 200 mm enquanto a média esperada era de 120 mm. Os números obtidos são referentes entre os dias 1º de fevereiro e a madrugada da última quarta-feira (22).

Leia mais: No Rio, temporal aciona 113 sirenes em comunidades e causa morte de uma criança

O meteorologista do Alerta Rio, Anselmo Pontes, explicou o motivo dos números acima da média para a capital fluminense.

"A atuação dos sistemas típicos de verão (áreas de instabilidades, passagens de frentes frias e formação de sistemas de baixa pressão no litoral do estado do Rio de Janeiro), associadas ao calor e a alta disponibilidade de umidade - típica desse período -, intensificam as pancadas de chuva sobre a cidade do Rio de Janeiro, originando tais acumulados acima da média", disse ele.

Segundo o Centro de Operações Rio (COR), para esta quinta-feira (23) a previsão é de céu com nuvens e pancadas de chuva, podendo vir acompanhadas de raios, nos períodos da tarde e noite. Os ventos estarão fracos a moderados, sendo mais intensos durante as pancadas e a temperatura estável. A previsão é de máxima de 34°C.

Leia também: No Rio, entregador do IFood é vítima de agressão após recusar subir em apartamento

O Alerta Rio foi criado em 25 de setembro de 1996 e, desde então, emite boletins de alertas aos órgãos da Prefeitura do Rio envolvidos na mitigação dos danos causados por fortes chuvas. Através do Centro de Operações Rio, a população e a imprensa recebem, em tempo real, as previsões atualizadas quatro vezes ao dia. Além disso, o Alerta Rio conta com um radar meteorológico para acompanhar o surgimento e deslocamento de núcleos de chuva.

O cidadão pode conferir, em tempo real, todas as informações sobre as condições do tempo no perfil do Centro de Operações Rio no twitter @OperacoesRio e no aplicativo COR.Rio, versões iOS (bit.ly/appcor_ios) e Android (bit.ly/appcor_android).

Edição: Eduardo Miranda