Pernambuco

TEMPO

INMET alerta para chuva intensa na Grande Recife e litoral do estado nesta quinta (09)

Em poucas horas de chuva, alguns bairros já acumulam mais de 90mm de precipitação; No agreste, previsão é de chuva leve

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Previsão é de chuvas moderadas em toda a região metropolitana e chuva leve em várias cidades do agreste pernambucano - Fátima Pereira/Brasil de Fato Pernambuco

Nesta quinta (09), voltou a chover na Região Metropolitana do Recife. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) sinalizou que a região metropolitana está em estado de observação e terá intensidade moderada e alguns bairros já acumulam um volume de chuva razoável. De acordo com o monitoramento da APAC, o bairro onde mais choveu hoje no Recife foi na Imbiribeira, com 71,12mm nas últimas 24 horas. 

Os bairros que integram o ranking dos cinco locais onde mais chove hoje, além da Imbiribeira, são o Pina (69,85mm) e Areias (50,60mm), no Recife; e Barra de Jangada (45,12mm), em Jaboatão dos Guararapes.

Já no site do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), toda a RMR e o litoral pernambucano aparece como área de perigo para chuvas intensas até as 20h com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Como buscar ajuda

Em qualquer município do estado é possível acionar a Central da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) através dos telefones (81) 3181-2490 e 199; os canais funcionam 24 horas por dia.

Edição: Vanessa Gonzaga