Paraná

ALEP

Renovada, oposição terá novos rostos como Ana Júlia Ribeiro e Renato Freitas na ALEP

Com Ademar Traiano novamente no comando da ALEP, deputados tomaram posse para início de legislatura nesta quarta (01)

Curitiba (PR) |
Novos deputados progressistas tomam posse defendendo justiça social no Paraná - Divulgação / ALEP

Com 30 parlamentares reeleitos e 24 eleitos, o legislativo paranaense retomou os trabalhos nesta quarta-feira, 1, para a nova legislatura de 2023 a 2027. A solenidade de posse dos parlamentares ocorreu pela tarde com a eleição da nova mesa diretora. Ademar Traiano (PSD) que chega ao seu nono mandato, foi reconduzido a presidência da casa de maneira unânime, graças a um acordo com o bloco de oposição que desta vez, terá dois cargos no comando da Assembleia. O deputado Goura (PDT) deverá assumir a terceira secretaria, e o estreante deputado Dr. Antenor (PT) assumindo a quinta secretaria. O bloco será liderado pelo deputado Requião Filho (PT). 

Em seu discurso de posse como presidente da Assembleia, o governista Ademar Traiano comemorou o fato de ser escolhido para o cargo. ''Tenho 32 anos como deputado, mas desta vez é a primeira vez que me emociono de verdade, por ter sido escolhido por essa casa, de maneira unânime''. Eleito pela primeira vez em 2015 em meio ao governo Beto Richa, no qual acabou ficando marcado por conta do chamado ''Massacre do Centro Cívico'' (quando servidores foram recebidos com bombas de efeito moral durante protestos contra a reforma da previdência estadual), completará 10 anos no cargo em 2025. 

Novos Rostos 

Apesar do amplo apoio com uma base de quase 45 deputados, a base do governo Ratinho Jr terá que lidar com oposição renovada e com novos rostos. Caso da jovem estudante de direito, Ana Júlia Ribeiro (PT), que sete anos discursava no pulpito da Assembleia para defender a ocupação das escolas estaduais pelo movimento secundarista, e agora, volta eleita pelas urnas. Para a noca deputada, destacou que buscará defender os direitos da juventude e das mulheres. 

''É uma honra representar todas e todos que confiaram em mim para executar um projeto político popular e participativo. Vamos orientar nosso mandato pela defesa da educação pública, dos direitos da juventude e das mulheres'', disse. Outro nome de destaque pela oposição, é do ex-vereador e advogado Renato Freitas (PT) que após enfrentar um processo de cassação na Câmara de Vereadores de Curitiba, bastante contestado pela sociedade civil, agora assume uma cadeira no parlamento estadual. 

Pela direita, a ex-secretaria de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak (PSD), o ex-vereador de Curitiba, Denian Couto (Podemos), e o ex-delegado de polícia Tito Barrichello (União Brasil) serão alguns nomes que deverão integrar o bloco governista.

Edição: Lucas Botelho