Luto

Morre Glória Maria, jornalista e apresentadora ícone da TV brasileira

Aos 73 anos, ela tratava metástases cerebrais causas por um câncer diagnosticado no pulmão em 2019

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Glória Maria deixa legado de pioneirismo na TV brasileira; jornalista morreu aos 73 anos e deixa duas filhas - Reprodução/Redes sociais

Morreu na manhã desta quinta-feira (2) a jornalista Glória Maria, aos 73 anos, na cidade do Rio de Janeiro. Ela deixa duas filhas, Maria e Laura. A apresentadora estava afastada do Globo Repórter, da TV Globo, há mais de três meses por conta de uma internação parar tratar complicações de um câncer no pulmão diagnosticado em 2019.

Em meados do ano passado, a jornalista iniciou uma nova fase do tratamento para combater metástases no cérebro causadas pelo câncer, que deixou de fazer efeito nos últimos dias antes de seu falecimento. 

A TV Globo lamentou a morte da profissional que é um ícone da TV brasileira. "Glória marcou a sua carreira como uma das mais talentosas profissionais do jornalismo brasileiro, deixando um legado de realizações, exemplos e pioneirismos para a Globo e seus profissionais", afirmou em nota.

Nascida em Vila Isabel, na zona norte do Rio, e filha de um alfaiate e uma dona de casa, Glória Maria se formou em jornalismo na PUC-Rio. Ela foi a primeira repórter a entrar ao vivo em cores no telejornal "Jornal Nacional".

Como repórter, viajou para mais de 100 países e realizou coberturas de momentos históricos como a Guerra das Malvinas (1982), os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo na França (1998). Ela também apresentou o Fantástico de 1988 a 2007. Glória Maria estava no Globo Repórter há 12 anos. 

Em entrevista ao programa Roda Viva, exibido ano passado, Glória Maria afirmou que "fez tudo que queria ter feito" na vida pessoal e profissional. "Fiz tudo que eu queria fazer e continuo fazendo. A maternidade entrou na minha vida por um acaso mas não me atrapalha e não me atrapalhou em nada. O que eu mais queria era percorrer o mundo. E percorri e percorro", disse a jornalista.

Assista o programa completo:

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita