Paraná

Literatura

Autora baiana Flávia Bomfim lança “O Adeus do Marujo” em Curitiba

Obra sobre João Cândido foi escolhida como melhor livro infanto-juvenil de 2022 pela revista Quatro Cinco Um.

Paraná |
Flávia reconta a trajetória do marinheiro João Cândido através de bordados sobrepostos em fotos dos jornais - Divulgação

A autora baiana Flávia Bomfim vem à Curitiba nos dias 3 e 4 de fevereiro para lançar seu novo livro, “O Adeus do Marujo” (Editora Pallas). Escolhida pela revista Quatro Cinco Um como o melhor livro infanto-juvenil de 2022, a obra se utiliza de ilustrações bordadas para contar de forma poética a história de João Cândido, um dos líderes da Revolta da Chibata, cujo objetivo era cessar os maus tratos aos marinheiros no Brasil. As ilustrações feitas por Flávia serão expostas na tradicional Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália, onde acaba de receber menção honrosa no prêmio Bologna Ragazzi 2023.

O lançamento em Curitiba acontece no dia 3 de fevereiro, sexta-feira, às 19h, na Itiban Comic Shop. Haverá um bate-papo com a autora Flávia Bomfim mediado pela jornalista e criadora de conteúdo sobre literatura ilustrada Daisy Carias.

“O Adeus do Marujo é um livro sobre um momento da vida de João Cândido, o momento que liderou a Revolta da Chibata e o momento de amargar e perdas que o levou a bordar. É um livro sobre tempo, sobre nossos antepassados, sobre memória, sobre os ventos, sobre a justiça, sobre os sonhos, sobre o azul e sobre o mar,” diz a autora.
 


Divulgação

Contação de histórias e oficinas

No sábado, 4 de fevereiro, Flávia vai participar da contação de história do livro na Biblioteca Pública do Paraná. Após a leitura, haverá uma atividade criativa com o público infantil. O evento vai das 11h às 12h30 e é gratuito

Ainda no sábado, Flávia e o ilustrador espanhol Maguma ministram a oficina “Estamp-Ações”, destinada ao público infantil, jovem e adulto.

A atividade acontece das 15h às 17h, também na Biblioteca Pública do Paraná. As vagas para esta atividade são limitadas. 

Informações sobre a inscrição podem ser obtidas pelo e-mail

[email protected].

Serviço:

Lançamento do livro “O Adeus do Marujo” e sessão de autógrafos com a autora Flávia Bomfim

Dia 3 de fevereiro, sexta-feira, 19h.
Itiban Comic Shop (Av. Silva Jardim, 845, Rebouças).

Contação da história do livro “O Adeus do Marujo” e atividade criativa
 

Dia 4 de fevereiro, sábado, das 11h às 12h30.
Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133, Centro).

Oficina “Estamp-Ações”, com Flávia Bomfim e Maguma

Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133, Centro).
Vagas limitadas, informações sobre inscrições da oficina pelo e-mail

[email protected]

Edição: Ana Carolina Caldas