Paraná

SOLIDARIEDADE

250 organizações e personalidades entregam no dia 1º abaixo-assinado contra repressão no Peru

Embaixada em Brasília e consulados em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro serão visitados na quqrta para entrega

Curitiba (PR) |
O texto do abaixo-assinado explicita que as organizações, independente da avaliação sobre o governo Castillo, são críticas à retirada de um presidente eleito - divulgação

Preocupadas com a situação de repressão contra as mobilizações populares no Peru, 250 entidades e personalidades da sociedade civil, no Brasil, assinam o abaixo-assinado “De entidades, personalidades, organizações, professores e movimentos populares em apoio à população e aos trabalhadores no Peru”.

O documento será entregue amanhã, dia 1º de fevereiro (quarta-feira), em ato de apoio das organizações, nas sedes dos Consulados Gerais em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, bem como na Embaixada do Peru, em Brasília.

O texto do abaixo-assinado explicita que as organizações, independente da avaliação sobre o governo Castillo, são críticas à retirada de um presidente eleito, “o que desencadeou forte mobilização popular nas ruas, cuja pauta deve ser respeitada e atendida”, afirmam no texto.

O comparativo com as ameaças contra a democracia no Brasil são inevitáveis. “Historicamente, acompanhamos a violação de direitos humanos contra a democracia no Peru, assim como no Brasil, então damos muita importância à permanência da luta do povo peruano. Estamos inconformados com a violência e os ataques. Ao mesmo tempo admirados da resistência do povo peruano em tantas províncias”, afirma Soniamara Maranho, dirigente do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), uma das organizações proponentes da iniciativa.

Manifesto do campo democrático

A iniciativa alcançou mandatos parlamentares, movimentos sociais, partidos, pesquisadores de diversos estados e universidades, lideranças religiosas e demais lideranças representativas, organizações políticas e sindicatos, reunindo um leque amplo de organizações do campo democrático.

“Dividimos a história com nossos irmãos latinos, em especial os peruanos, pois também sofremos ataques constantes contra a nossa democracia. Existe uma natureza comum de nosso inimigo que é o imperialismo. Sendo assim, o exercício da unidade é fundamental nesse momento para garantir a democracia peruana e soberania de seu povo”, afirma Estevan Martins, dirigente da organização Consulta Popular, que também construiu a iniciativa.

O abaixo-assinado tem assinatura de personalidades importantes, caso do teólogo Leonardo Boff, da jurista Carol Proner, dos acadêmicos Demerval Saviani e Bernardo Mançano Fernandes, de organizações como Alba Movimentos, UNE, MST, MTD, MTST, Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, Movimento Brasil Popular, Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), entre várias outras.

Nesta mesma data, ações simbólicas e debates sobre a situação peruana também acontecem em outros locais. Os atos nos estados contam com componente de preocupação com a unidade entre as forças políticas, centrando esforços na unidade.

"No Rio de Janeiro unificamos duas iniciativas que estavam sendo construídas de ato no consulado em denúncia ao golpe no Peru e à repressão do governo golpista de Dina Boluarte. Neste momento, faz-se necessária a maior unidade possível em torno das lutas em comum, e da solidariedade internacional de classe e contra o avanço da direita golpista na América Latina", aponta Aline Panda, militante da Consulta Popular - RJ.


O documento será entregue em ato de apoio das organizações, nas sedes dos Consulados Gerais em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, bem como na Embaixada do Peru, em Brasília / Divulgação

Serviço: Entrega de abaixo-assinado nos consulados e embaixada do Peru no Brasil

Data: 1º de fevereiro (quarta-feira)

 

Embaixada do Peru em Brasília – 11h

SES 811, Lote 43, Avenida das Nações, Setor de Embaixadas Sul - Asa Sul;

 

Consulado Geral do Peru em Curitiba (PR) – 11h30

R. Ana Berta Roskamp, 232;

 

Consulado Geral do Peru em São Paulo (SP) – 10h30

Av. Paulista, 2439 - 7° andar - Bela Vista;

 

Consulado Geral do Peru no Rio de Janeiro (RJ) – 10h30

Av. Rui Barbosa, 314;

 

Para mais informações sobre a organização dos atos de entrega:

 

Ana Júlia Guedes (Secretaria Continental da ALBA) - (31) 93904873

Soniamara Maranho (Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB) – (31) 93937359

Pedro Carrano (Consulta Popular) – (41) 996435967

Edição: Pedro Carrano