Paraíba

SAÚDE

Pré-inscrições para a 9ª Conferência de Saúde de João Pessoa se encerram nesta segunda (30)

Conselho de Saúde e Movimentos Sociais pedem participação de usuários (as) do SUS na etapa distrital

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Conferência Municipal de Saúde acontece em março - Arte Divulgação

Nos dias 29 e 30 de março de 2023, acontece a 9ª Conferência de Saúde Municipal (COMSAUDEJP), no auditório do Teatro Paulo Pontes, que fica no Espaço Cultural, bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. A Conferência é organizada pela prefeitura da Capital através do Conselho de Saúde e Secretaria de Saúde. 

ETAPA DISTRITAL

Antes da etapa municipal será realizada em alguns pontos da cidade as etapas distritais, nas regiões denominadas DISTRITOS SANITÁRIOS. Pode se inscrever representantes dos segmentos: Gestão e Prestadores de Serviços de Saúde; Trabalhadores (as) da Saúde; e Usuário (a)s do SUS. O Conselho reforça que 50% dos participantes da Conferência será de usuários do SUS municipal. 

A inscrição está sendo realizada através de um formulário* online e o participante pode solicitar representação de acordo com o DISTRITO SANITÁRIO (DS) mais próximo de sua residência. Lembrando que só participará da COMSAUDEJP em março, as pessoas que estiveram presentes e inscritas nas reuniões distritais. 

A ETAPA DISTRITAL ocorrerá em cinco pontos da cidade, das 8h às 17h, nas seguintes datas: 

DS. I -     06/02/2023  -  Local:  Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Oscar de Castro
Endereço:  Rua Lima Filho, 147, Cruz das Armas.     
                                       
DS. II -    07/02/2023  -  Local:  Universidade  Estadual da Paraíba (UEPB)
Endereço: Rua Horácio Trajano de Oliveira, s/n - Cristo Redentor.

DS. III -   08/02/2023   - Local: Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba - ESPEP 
Endereço: Rua Desportista João Apóstolo de Sousa, S/N, Mangabeira lll.

DS. IV -   09/02/2023   - Local: Escola Municipal Analice Caldas 
Endereço: Rua Cecília Miranda, 22, Jaguaribe.

DS. V -    10/02/2023  -  Local:  Universidade Federal da Paraíba - UFPB ( Auditório de Fonoaudiologia)
Endereço: Loteamento Cidade Universitária 


SOBRE AS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE

Uma Conferência Municipal de Saúde tem a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde. Por isso, é tão importante a participação de gestores, trabalhadores, movimentos de saúde e, principalmente, da população usuária do SUS que vivencia diariamente o serviço. 

Sônia Lacerda será uma das facilitadoras dos debates e planejamentos de Saúde nas etapas distritais e municipais, e irá abordar o tema:  “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, onde será realizado um debate sobre a atuação dos conselhos de saúde, movimentos comunitários, sociais e sindicais para garantia do acesso aos serviços do SUS, a partir do empenho e compromisso vivenciado na pandemia da Covid 19 e sua articulação intersetorial. Sônia pede pela participação dos usuários e usuárias do Sistema Único de Saúde de João Pessoa (SUS) para que tragam suas demandas na luta por mudanças e melhorias.

“É fundamental a presença dos usuários nessas conferências porque são a partir dessas conferências distritais e municipais que fortalecemos nossos debates e seguimos rumo as regionais e nacionais, onde vamos garantir conquistas, as quais, lutamos tanto com a participação popular”, afirma Lacerda. 

“É PRECISO ESCUTAR A VOZ DO POVO!”

Gleyson Melo é usuário do SUS e integrante do Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos, da Paraíba (MTD/PB). Ele reforça que essas conferências buscam ampliar o olhar para a saúde municipal, além de que é através da participação da população que utiliza esse serviços que os encaminhamentos se fortalecem.

“É muito importante esse exercício da participação de quem usa o serviço do SUS porque podemos ampliar nossos direitos e pensar sobre a nossa saúde enquanto bairro, enquanto município, pois o debate é muito maior, passa pela nossa saúde coletiva, alimentar, psíquica... É importante e urgente a participação dessas pessoas, principalmente das periferias aqui da Capital, onde hoje temos locais sem nenhuma inscrição ainda, por isso reforçamos que as mudanças só acontecem quando buscamos pelos nossos direitos e quando participamos ativamente desses momentos. É preciso escutar a voz do povo!”, reforça.  

Para fazer sua inscrição e obter mais informações, é só clicar no formulário abaixo:

*FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – ETAPA DISTRITAL
 

Edição: Maria Franco