Paraná

FUNÇÃO SOCIAL

Espaço abandonado pela prefeitura de Curitiba é ocupado para ser centro esportivo e cultural

“Precisamos de um espaço para as crianças e isso aqui estava abandonado", afirma professor da escolinha de futebol

Curitiba (PR) |
“Precisamos de um espaço para as crianças e isso aqui estava abandonado. Às vezes tem a cheia (do rio Barigui) e não temos onde treinar” - Winícius Rodrigues

No Brasil que ainda quer ser o número 1 do futebol, as crianças não têm onde treinar e se preparar.

É o que acontecia com os cerca de 200 jovens que participam de projeto do Grêmio Beneficente Real Vilinha Kids, cuja flâmula já está tremulando em um novo local, uma espécie de ocupação popular para cultura e lazer.

Há cerca de um mês foi ocupado um espaço da prefeitura de Curitiba que, de acordo com moradores da região, estava abandonado há mais de cinco anos, na rua Jerônimo de Souza Sobrinho, 39, na vila Barigui (Cidade Industrial de Curitiba).

Uma visita ao lugar mostra ótimo potencial de uso, com casa de dois andares, vestiários e campo de futebol. A estrutura, porém, estava deteriorada, visivelmente abandonada e sendo usada como abrigo para moradores em situação de rua ou mesmo para consumo de drogas.

“Precisamos de um espaço para as crianças e isso aqui estava abandonado. Às vezes tem a cheia (do rio Barigui) e não temos onde treinar”, afirma o professor de futebol, Maiko Galvão Mendes, que também preside a associação de moradores local, chamada Nossa Senhora Aparecida.


Visivelmente abandonada e sendo usada como abrigo para moradores em situação de rua ou mesmo para consumo de drogas / Winícius Rodrigues

A estrutura abrigava, ao que parece, uma espécie de Gibiteca, inaugurada ainda em 2013, na gestão de Gustavo Fruet (PDT), chamada Alceu Chichorro. Vinculado à rede municipal de ensino, mais tarde, em 2017, o espaço recebeu o Centro de Desenvolvimento Profissional Noeli Terezinha Pereira, para capacitação de professores. O que, pelo jeito, não caminhou.


O espaço da prefeitura estava abandonado e em péssimas condições / Divulgação

Na noite de ontem (20) foram entregues no local cestas de natal para famílias.


Imagens do local mostram ótima estrutura, com casa de dois andares, vestiários e campo de futebol. A estrutura, porém, estava deteriorada / Winícius Rodrigues

Visão municipal

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura, que enviou a seguinte resposta reproduzida integralmente abaixo:

"Conforme já informado pela Administração Regional da CIC às pessoas que se apresentaram como responsáveis pela escolinha de futebol social Real Vilinha Kids, para poder usar o terreno edificado da Rua Jerônimo de Souza Sobrinho, 39, na Vila Barigui, é necessário observar as formalidades necessárias. Isso significa apresentar a documentação da entidade – prerrequisito para que o pedido seja encaminhado a análise e, se cabível, seja concedido o uso do referido terreno. Sem isso, a parte interessada estará incorrendo em ocupação irregular e sujeita a evacuação do local.


Raphael Keiji Assahida
Administrador Regional da CIC"

Tendência

Com os impactos ainda da crise social, política e sanitária, e dada a grande demanda por espaços de moradia e de lazer, o próximo período pode ser marcado pela realização de ocupações em imóveis públicos e privados que não cumprem sua função social.

 

Edição: Ana Carolina Caldas