Paraná

Povos indígenas

Projeto de comunidades indígenas visa difundir saberes tradicionais do povo Guarani Mbya no PR

“Kuaray Haxá: Cultura, Artífices e Artefatos” é o 1º projeto indígena contemplado no Profice

Curitiba (PR) |
Cronograma do projeto se estende até julho de 2023 - Foto: Juliana Carvalho Oliveira

No fim de semana de 25 a 27 de novembro, Curitiba recebeu as atividades do projeto “Kuaray Haxá: Cultura, Artífices e Artefatos”. Este foi o primeiro projeto idealizado por uma comunidade indígena a ser contemplado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná.

A Associação Indígena Mbya Kuaray Haxa, proponente do projeto, articula ações com outras comunidades do estado: Araçaí, Taquaty, Tapixi, Território Indígena Floresta Estadual Metropolitana de Piraquara e Kuaray Guata Porã.

O projeto prevê a mobilização e articulação de povos indígenas do Paraná com o objetivo de difundir práticas e saberes tradicionais do povo Guarani Mbya, como a produção de artefatos de usos múltiplos, instrumentos musicais e artesanatos.

A partir de oficinas voltadas à capacitação em técnicas artesanais, associativismo, cooperativismo, implementação de quintais agroflorestais, gestão de recursos naturais e financeiros e produção cultural são realizados encontros e atividades com lideranças indígenas das regiões de Piraquara, Antonina, Guaraqueçaba, Nova Laranjeiras e Paranaguá.

As ações promovem o intercâmbio cultural, artístico e socioambiental para manter o fortalecimento da identidade Guarani Mbya e difusão de sua cultura no estado.

Oficinas e rodas de conversa

Incentivadora do projeto, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu as portas do campus Reitoria – Anfiteatro/Dep. Design para iniciar as atividades, na sexta-feira (25), com a palestra "Hábitos e saberes da cultura Guarani”. Lideranças Mbya Guarani e Kaingang partilharam assuntos sobre ancestralidade indígena e suas relações com o bem-viver.

Já no sábado (26), foram realizadas oficinas para construção de instrumentos musicais no Laboratório de Luteria da universidade, além de apresentações sobre turismo com base comunitária propostas por alunos de graduação e pós e professores do curso de design da UFPR.

Para finalizar o encontro, no domingo (27), no início da manhã foram realizadas rodas de conversas para análise do panorama geral das principais ações que se deram no primeiro semestre de 2022 pelo projeto, articulando novas ideias e proposições para a continuidade do cronograma, que se estende até julho de 2023.

Ainda estão previstos dois Encontros Imersivos nas comunidades de Araçaí e Kuaray Haxá e, em seguida, na etapa de conclusão das atividades serão promovidos o Encontro Final de Encerramento e o Encontro de Corais Guarani.

Edição: Lia Bianchini