Distrito Federal

Fim de semana

Espetáculo infantil é um dos destaques da agenda cultural, confira

Festivais de cinema, música e exposições integram a programação

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Premiado internacionalmente, o espetáculo traz para o palco o mito indígena da Iara - Foto: Diego Bresani

No domingo (4), às 16h, o Espaço Casa recebe o espetáculo teatral infantil Iara - O encanto das Águas, da Cia Lumiato Teatro de Sombras.

Premiado internacionalmente, o espetáculo traz para o palco o mito indígena da Iara, a sereia brasileira, o espetáculo tem no elenco os atores sombristas Thiago Bresani e Soledad Garcia e direção de Alexandre Fávero.

Um Índio da aldeia sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, procura o sábio pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história da Iara. No encantamento da sereia brasileira, o protagonista mergulha com ela nas profundezas do seu próprio destino.

O espetáculo busca sensibilizar o público infanto-juvenil sobre os saberes da tradição oral dos povos originários do Brasil. Desde 2014, a peça participa de festivais no brasil e no exterior, onde recebeu prêmios como o Prêmio Internacional ATINA 2014, recebido na Argentina, por ter sido o melhor espetáculo estrangeiro de 2014.

Espetáculo Iara - O encanto das Águas

Dia 04 de dezembro,  domingo, às 16h

Ingressos a partir de R$ 20,00

SGCV Sul, Lotes 12/22 - Shopping CasaPark (Espaço Casa)

:: Bocadim celebra cultura LGBTQIAP+ com estilos musicais variados ::

Festival Bocadim


Paolo Ravley é atração do Festival Bocadim 2022 / Divulgação

Neste final de semana acontece o o Festival Bocadim, com 25 atrações para celebrar a diversidade da música e da cultura brasileira contemporânea, na Arena BRB de graça.

Na lista de artistas escalados estão Thiago Pantaleão, Romero Ferro, Jadsa, Doralyce, Tícia e Pony Zion. A edição deste ano é realizada na Arena Lounge, espaço que fica na Arena BRB Mané Garrincha e tem entrada gratuita para os três dias. 

O festival tem como lema “De tudo, para todes” e, por isso, um line-up com estilos musicais variados, com encontro de gerações, gostos e estilos. Dentro desta perspectiva, o evento coloca no palco artistas do Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-oeste do País. A cada dia, a programação privilegia diferentes vertentes musicais.

A nona edição do Festival Bocadim é realizada pela Sala de Produções e tem co-realização da Associação Artística Mapati (Aama), financiamento do principal do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF), além de fomento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec).

Festival Bocadim 2022

Dias 2, 3 e 4 de dezembro (Evento gratuito)

Programação completa

Entrada gratuita mediante entrega de 1kg de alimento não perecível.

SRPN, Eixo Monumental - Estádio Nacional de Brasília (Arena Lounge BSB)

:: Primeiro do Brasil, Festival de Cinema Indígena inicia programação nesta sexta-feira (2) ::

Exposição


Exposição 40 antenas e algumas parabólicas / Divulgação

Em cartaz na Galeria Rubem Valentim do Espaço Cultural Renato Russo, a exposição "40 antenas e algumas parabólicas", de Suyan de Mattos e Hilan Bensusan.

A exposição é uma iniciativa dos artistas Suyan de Mattos e Hilan Bensusan e conta com o acompanhamento crítico da curadora e mestre em arte contemporânea Marília Panitz. A exposição tem expografia e design gráfico do também artista Cirilo Quartim. 

A mostra é resultado de um intenso processo iniciado em 13 de março de 2020, quando o Governo Federal lançou o decreto de no 64.862 com medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo Covid-19. 

Na semana seguinte, Hilan Bensusan convidou Suyan de Mattos para organizar uma exposição com as obras de artistas visuais que fossem desenvolvidas durante o isolamento e o distanciamento provocados pela pandemia. Para pegar o mote da quarentena e como licença poética, foram convidados 40 artistas visuais.

Exposição 40 antenas e algumas parabólicas

Até 08 de janeiro de 2023 (Evento gratuito)

Todo os dias das 10h às 20h

CRS 508, Bloco A, Asa Sul - Espaço Cultural Renato Russo (Galeria Rubem Valentim)

:: Tradicional escola de samba do DF, Aruc faz 61 anos e lança enredo 2023 ::

Música


Guitarrista Marlene Souza / Divulgação

Na reta final, o programa Portfólio Sala Brasília terá a guitarrista Marlene Souza Lima na próxima quarta-feira (07).

Idealizado pelo músico Adriano Rocha, o Portfólio Sala Brasília tem o propósito de movimentar o cenário musical do Distrito Federal e contribuir com a classe artística, tão atingida pela crise provocada pela pandemia de covid-19 e pelo atual cenário econômico. 

Conhecida como "a guitarra feminina do jazz", Marlene Souza Lima tem anos de experiência e uma formação invejável. Quando criança mudou-se para Brasília, onde cresceu ouvindo o pai saxofonista. Sua irmã foi sua primeira professora de violão e na década de 80, começou seus estudos na Escola de Música de Brasília. 

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). Cada músico, dupla ou trio, apresenta até três músicas autorais. A seleção dos participantes é realizada de acordo com questões de gênero, etnia e mérito cultural. 

Portfólio Sala Brasília

Dia 07 de dezembro (Evento online e gratuito)

Quarta-feira às 20h30

Transmissão no canal do projeto

:: Festival Recanto do Cinema começa nesta quarta (30) ::

Artes Visuais


Naufrágio Calado 4 de Pedro Motta / Divulgação

A Galeria Casa do Casapark apresenta a mostra coletiva “Desígnio paisagem”, com obras de diferentes artistas visuais. 

Com curadoria de Carlos Silva, os trabalhos abordam questões relacionadas ao tema da paisagem.  A mostra fica em cartaz na Galeria Casa até o dia 18 de dezembro, com entrada gratuita e livre para todos os públicos.

Para a mostra na Galeria Casa, o curador selecionou obras de artistas representados pela Casa Albuquerque Galeria de Arte. São eles: Adriana Vignoli, Efe Godoy, José Bento, Matias Mesquita, Pedro Motta e Rochelle Costi.

“A paisagem faz parte da produção artística desde os tempos mais remotos. Como tradição, ela apresenta uma construção poética que varia com as escolas e os estilos. Em arte, podemos ter paisagem naturalista, estilizada, fragmentada, concentrada, num sem-número de variações”, ressalta o curador Carlos Silva. 

Exposição Desígnio paisagem

Até 18 de dezembro (Evento gratuito)

De terça a sábado, das 14h às 22h e domingo, das 12h às 20h

SGCV, Lote 22 - Shopping CasaPark (Galeria Casa)

Segue em cartaz

Movimento Armorial 50 Anos

Até 15 de janeiro de 2023 (Evento gratuito)

De terça a domingo, das 9h às 21h

SCES Trecho 2, Lote 22, Asa Sul - CCBB Brasília

*Pedro Caroca é ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino