Bahia

Agenda cultural

Bando de Teatro Olodum celebra 25 anos de Cabaré da Rrrrraça

Exposição e recital marcam comemoração de um dos maiores sucessos do teatro baiano

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
O Bando de Teatro Olodum completou 32 anos nos palcos - Divulgação

“Um espetáculo panfletário, didático e interativo”. É assim que o Bando de Teatro Olodum define o espetáculo Cabaré da Rrrrraça, que estreou há 25 anos e entrou para a história do teatro baiano como um dos maiores sucessos de público e de elogios.

Em Cabaré da Rrrrraça, atores e atrizes do Bando dão voz a personagens marcantes como o 'Patrocinado', 'Negro Fudido', a 'cantora Flávia Carine', 'Edileuza', entre outros, que revelam as expressões do preconceito racial, desde as mais sutis até as mais agressivas. Graças à atualidade do tema, à interatividade com o público, às músicas ao vivo e ao humor escrachado, marcas registradas do Bando, Cabaré da Rrrrrraça continua atraindo público e mantendo sua importância nos debates sobre as relações raciais no Brasil.


O acesso ao espetáculo é gratuito por meio da iniciativa Pague Quanto Puder / Divulgação

O Bando de Teatro Olodum, companhia negra mais popular e de maior longevidade na história do teatro baiano, montou uma exposição e uma apresentação com as músicas de Cabaré para celebrar agora em novembro essas duas décadas e meia de sucesso. As ações encerram o Novembro das Artes Negras, da Fundação Cultural do Estado/SecultBA (Funceb) que, em 2022, marca o seu 5º ano destacando a produção artística negra nas diversas linguagens. Com o Novembro das Artes Negras, a Funceb solidifica o diálogo e aproximação com artistas e produtores culturais negros e negras, promovendo a visibilidade e intercâmbio destas linguagens.

A exposição tem entrada gratuita e ficará em cartaz de 22/11 a 16/12, no foyer do Teatro Vila Velha, Campo Grande, em Salvador. A mostra traz imagens que contam a história desses 25 anos de Cabaré, com registros de cenas e personagens que entraram para a história do teatro e para o cotidiano dos baianos. 

No dia 29 de novembro, às 19h, no palco do Teatro Vila Velha, o Bando de Teatro Olodum apresenta um recital reunindo as músicas de Cabaré da Rrrrraça e trechos selecionados de diálogos da peça. O acesso é gratuito e todos poderão contribuir com a arte negra por meio da iniciativa Pague o Quanto Puder.

O Bando já prepara uma nova temporada da peça para março de 2023, com novidades como figurinos inéditos, situações atuais e convidados especiais.

Cabaré da Rrrrraça é uma revista musical, divertida e política, que antecipou muitos dos debates sobre racismo e relações raciais que hoje movimentam as discussões nas redes sociais e em toda sociedade. Temas como colorismo, preconceito reverso, racismo recreativo e termos e linguagens racistas que precisam ser abolidas já estavam em cena em Cabaré. O espetáculo tem direção de Márcio Meirelles, direção musical de Jarbas Bittencourt e coreografias de José Carlos Arandiba, o Zebrinha.

“Cabaré da Rrrrraça é um dos espetáculos mais assistidos, aplaudidos e elogiados do teatro brasileiro. A cada temporada, o Bando convida artistas negros e os públicos mais diversos a se confrontarem, junto conosco, com questões ainda incômodas impostas pelo racismo do país. Por isso o espetáculo continua tão atual há 25 anos”, comenta a atriz e produtora do Bando de Teatro Olodum, Valdinéia Soriano.

“O enorme sucesso do espetáculo faz o público de Salvador e das tantas cidades do Brasil por onde apresentamos a peça lotar teatros, graças ao carisma dos personagens e à forma explícita, bem-humorada, mas contundente que denunciamos o cotidiano de preconceitos que nós, pessoas negras, sofremos. Ainda tratamos sobre representatividade nos meios de comunicação, na moda, na publicidade e no mercado de consumo, temas que as novas gerações estão super ligadas, discutindo”, completa a atriz do Bando Cássia Valle, que também escritora e diretora de espetáculos.

Bando completou 32 anos de atuação nos palcos

O Bando de Teatro Olodum foi fundado em 17 de outubro de 1990, no Centro Histórico de Salvador, fruto de uma parceria entre o Grupo Cultural Olodum, Márcio Meirelles e artistas negros da cidade, compromissados com as lutas das comunidades negras e com a valorização da performance e da estética negras.

Elenco do Bando de Teatro Olodum: Valdineia Soriano, Rejane Maia, Cássia Valle, Fábio Santana, Merry Batista, Jorge Washington, Shirley Silva, Naira da Hora, Renan Mota, Leno Sacramento, Gerimias Mendes, Jamile Alves, Ella Nascimento, Cell Dantas, Ednaldo Muniz e Sergio Laurentino.

Serviço

25 anos de Cabaré da Rrrrraça, do Bando de Teatro Olodum

- Exposição – imagens de registro de Cabaré da Rrrraça

Em cartaz de 22/11 a 16/12, no foyer do Teatro Vila Velha, Campo Grande (Salvador). Entrada gratuita

- Recital - com músicas de Cabaré da Rrrraça

Dia 29/11, 19h, no Teatro Vila Velha (Salvador). Entrada gratuita, Pague o Quanto Puder


 

Edição: Lorena Carneiro