Distrito Federal

Futebol feminino

Finalistas do Candangão já estão definidas

A grande final acontece nos dias 5 e 12 de novembro entre o Real e Minas Brasília

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Real Brasília goleou o Capital de 11 x 0 no Estádio Defelê - Foto: Júlio César Silva/Real Brasília

O fim de outubro foi decisivo para os novos rumos do país e do futebol brasiliense. Na sexta-feira (28) e no sábado (29), Brasília conheceu os times finalistas do candangão feminino. O Real Brasília goleou o Capital com 11 a 0 no Estádio Defelê, na Vila Planalto e o Cresspom, embora tenha conquistado vitória de 1 a 0 na partida de volta, realizada no Rorizão, em Samambaia, contra o Minas, foi desclassificado.

Ambos os jogos ocorreram de forma pacífica. Não houve nenhuma expulsão e atraso. Na partida entre Cresspom e Minas, houve cinco cartões amarelos, sendo três para o Minas e dois para o Cresspom. As entradas para a tomada da bola e as reclamações contra a arbitragem foram as infrações mais comuns que resultaram na maioria dos advertimentos.

A atleta do Minas Brasília, Manu Balbinot, acredita que a partida não teve uma boa atuação por parte da equipe por diversos fatores. “O campo não nos permitia impor nosso modelo de jogo. Tivemos que adaptar estratégias para conseguir um resultado positivo. Tivemos falhas por falta de atenção por alguns momentos, mas ao meu ver, dominamos a maior parte da partida”.

Ela completa que embora tivessem tido chances para empatar e até reverter o placar, não conseguiram o resultado. “Estávamos confiantes que iríamos chegar à final, pelo resultado e desempenho do primeiro jogo. Conseguimos permanecer focadas mesmo ao tomar um gol. Acho que serviu mais como uma motivação, pois após dominamos a maior parte do tempo. Anulamos a bola aérea e concretizamos a nossa presença na final. Muito merecido ao meu ver”, concluiu.

Já no jogo Real Brasília e Capital, o técnico do Real, Adilson Galdino, comenta que por já terem estudado o adversário em outros jogos, o time se sobressaiu. “Fizemos contra o Capital, desde a primeira fase, um jogo de estudo. O Capital tem uma proposta defensiva e explora os contra-ataques. Tivemos dificuldades para furar esse bloqueio no primeiro jogo. Já nessa última partida por já ter jogado, conhecido e ter estudado melhor o adversário a gente se sobressaiu com um bom futebol e deu tudo certo,” disse.

Final

A grande final do campeonato acontece em duas etapas, entre as equipes Real Brasília e Minas Brasília. Ambas serão realizadas no Estádio Defelê, a partir das 15h. Porém, a primeira será realizada no dia 05 de novembro e a segunda e última, está marcada para o dia 12 de novembro.

O técnico do Minas Brasília, Rodrigo Campos, reconhece que irão enfrentar um dos principais elencos do futebol feminino da atualidade, mas afirma que o time está preparado. “Sabemos das dificuldades que será enfrentá-las. Os jogos serão decididos nos detalhes. Desde que cheguei no clube, há três meses, estamos nos preparando para essa final. Vou decidir a escalação na véspera do dia 05 de novembro”, disse.

Adilson Galdino, técnico do Real, destacou que em uma final não há favoritismo. “Para nós será a quarta consecutiva e contra um grande rival que a gente tem muito respeito. Dentro de uma final não tem favoritismo. Acredito em 50% de chances para cada lado. Temos que manter as nossas atenções, convicções e principalmente o nível de concentração, tem que estar muito alto para este grande desafio”, concluiu.

Para o torcedor que tiver interesse em acompanhar os duelos decisivos pode doar um quilo de alimento não perecível na entrada do Estádio Defelê ou assistir pelo canal de transmissão via internet Eleven Sports.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino