Paraná

Coluna

Pedalada pela Democracia

Imagem de perfil do Colunistaesd
Praça Nossa Senhora de Salette - Curitiba - Ivo Reck
Lésbicas e bissexuais reivindicaram o direito das mulheres de viver em espaços públicos sem assédio

No domingo (23), ativistas de Curitiba realizaram um evento de encontro para pedalar e debater sobre mobilidade urbana e a defesa da democracia no país. O evento fez parte de uma construção nacional e foi realizado em mais de 25 cidades do Brasil. Durante a manhã ensolarada aconteceram oficinas de mecânica para bicicletas, compostagem e customização de camisetas com o coletivo Artivistas CWB. Para as crianças teve piquenique com palhaçadaria, teatro, pintura facial e Pedalada Mirim (passeio de bicicleta pela Praça Nossa Senhora Salette).

A concentração da pedalada contou com a animação musical do Bloco de Pífanos de Curitiba, e o Pedale Pelo Seu Suco que é um projeto de sustentabilidade desenvolvido pelo Instituto Energia Humana de transformação de bicicletas e máquinas movidas a pedaladas, que empolgou os (as) ciclistas que se organizavam para o passeio.

As principais pautas debatidas foram em torno de mobilidade urbana, fortalecimento do SUS para a promoção de saúde, combate à fome e acesso à alimentação saudável, e a defesa imprescindível da democracia no Brasil ameaçada pelo neofascismo. O Coletivo Cássia de Mulheres lésbicas e bissexuais reivindicaram o direito das mulheres de viver em espaços públicos sem assédio e violência.

O passeio pelo centro reuniu cerca de 400 bicicletas com pessoas de diversas idades, e teve o encerramento no Largo da Ordem em encontro com o Bloco feminista de carnaval ELA PODE, ELA VAI, e o Aroeira grupo percursivo de Maracatu de Baque Virado.

Devido ao sucesso do evento, os coletivos organizadores convidam a população de Curitiba e Região Metropolitana para o próximo encontro no sábado (29) às 14:00 na Praça Rui Barbosa no centro da capital.


Praça Nossa Senhora de Salette 23/20/22 / Ivo Reck - @ivoreck

*Fernanda Maria Caldeira é militante do Levante Popular da Juventude. Socióloga, feminista e mestranda em Ciência e Tecnologia

Edição: Lucas Botelho