Rio Grande do Sul

Decisão

PT gaúcho recomenda voto em Eduardo Leite e espera união para derrotar Bolsonaro

Nota é assinada por ex-governadores e as principais lideranças do partido no estado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL) disputam o comando do Palácio Piratini neste domingo (30) - Fotos: José Cruz/Agência Brasil e Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O PT do Rio Grande do Sul decidiu dar um passo adiante e recomendar “voto crítico” no ex-governador Eduardo Leite (PSDB) na disputa que trava no segundo turno contra o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL) pelo governo estadual. Antes, a direção regional já decidira pela orientação “nenhum voto em Onyx”.

No texto observa-se que a legenda espera “com este gesto que todos aqueles comprometidos com a democracia se unam para derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo neste segundo turno”. E prossegue: “Entendemos que todos os democratas devem ter como compromisso primeiro a defesa da democracia e o combate às candidaturas que representam o atraso bolsonarista”.

A militância não deve sair das ruas

Assinada pelos ex-governadores Olívio e Tarso Genro, o senador Paulo Paim, o candidato no primeiro turno, Edegar Pretto, e o deputado federal e presidente estadual Paulo Pimenta, a mensagem repara que as divergências com Leite são muitas, já que os dois partidos representam “projetos políticos distintos”.

Recorda “as privatizações dos serviços públicos como a Corsan, o papel do Estado, a adesão ao regime de recuperação fiscal, a taxação dos aposentados e pensionistas” como “alguns exemplos de temas que nos separam programaticamente”.

“Mas agora - justifica - é a hora de defender o Brasil e o Rio Grande da ameaça representada pelas candidaturas de Bolsonaro e Onyx”. Finaliza reforçando “o chamamento à militância petista gaúcha” para que, nos próximos sete dias, não saia das ruas e dispute voto a voto para garantir “a virada no Rio Grande do Sul com Lula e a consolidação da vitória na eleição presidencial”.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko