Paraná

ANTIRRACISMO

Lançamento e debate. "Manual de Educação Jurídica Antirracista"

Os autores defendem um “treinamento intelectual para que as pessoas possam identificar e formular modelos de pensamento

Curitiba (PR) |
"Para que as pessoas possam identificar e formular modelos de pensamento que contribuam para o combate dos efeitos sistemáticos da discriminação racial”. - Divulgação

Ocorre hoje, dia 24, às 17:00, no Salão Nobre do Prédio Histórico da UFPR, o livro "Manual de Educação Jurídica Antirracista", com a presença dos autores Wallace Corbo, Adilson Moreira e Phelippe Almeida.

O evento de lançamento é organizado pelas seguintes entidades e instituições: Resistência Ativa Preta (RAP); Faculdade de Direito da UFPR; Centro de Estudos da Constituição (CCONS); Defensoria Pública da União (DPU); Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR); Programa de pós graduação em Direito (PPGD).

Compreendendo o racismo como um sistema de dominação social, o objetivo, de acordo com seus autores, é a descolonização e aquilombamento do saber jurídico para reconstruir o ensino e a prática do direito desde uma perspectiva antirracista.

“Entende-se que a narrativa de um direito alheio às estruturas de poder visa à conservação das relações assimétricas que geram opressão e hierarquização de raça, classe e gênero”, afirma material de divulgação da obra.

Para tal giro no campo jurídico, os autores defendem um “treinamento intelectual para que as pessoas possam identificar e formular modelos de pensamento que contribuam para o combate dos efeitos sistemáticos da discriminação racial”.

Edição: Pedro Carrano