Bahia

Luta popular

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra comemora 35 anos na Bahia

Mesmo em cenário adverso, movimento segue lutando por terra, reforma agrária e justiça social

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Desde agosto, o movimento celebra os 35 anos de luta e resistência no estado - Voz do Movimento

Era noite do dia 6 de setembro de 1987 quando o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST, começou sua trajetória na Bahia. 350 famílias vindas dos municípios de Alcobaça, Teixeira de Freitas, Prado, Itanhém e Itamaraju ocuparam a Fazenda 4045, na cidade de Alcobaça. A luta pela terra, por reforma agrária e por justiça social são os objetivos do movimento que completa 35 anos em 2022 deixando um grande legado para o país e com boas perspectivas para o futuro.

Evanildo Costa compõe a direção nacional do MST na Bahia e compartilha o que é possível destacar desse tempo de atuação do movimento no estado. "O movimento sofreu muita perseguição, alguns companheiros foram assassinados, muitos foram presos, mas, mesmo assim, nesse período do final da década de 1980 até o início da década de 1990, foi um período que o MST conseguiu se expandir para toda a Bahia e ocupar todas as regiões do estado. Hoje estamos com 10 regionais organizadas, temos em torno de 15 mil famílias já assentadas, produzindo, com suas casas, com escola, tudo funcionando. E temos aproximadamente 20 mil famílias acampadas em áreas consolidadas".

A comemoração do aniversário no ano de 2022 tem um significado especial para o MST BA, principalmente pela resistência que foi a sua atuação durante o atual governo federal, como explica Evanildo. "Eu acho que é algo muito simbólico, porque vivemos em uma conjuntura na qual o governo autoritário, fascista já fez sua campanha com discurso de destruir o MST, e foi um período que, apesar da pandemia e das muitas dificuldades que nós vivemos com relação a possibilidade de mobilizar, aqui na Bahia nós fizemos diversas ocupações de terra".

Além do número de famílias assentadas e acampadas, Evanildo destaca outras conquistas do MST Bahia nesses 35 anos: "A gente destaca mais de 12 mil educandos e educandas que estão nas nossas escolas nos assentamentos, mais de 150 escolas que temos organizadas em nossas comunidades, mais de 800 educadoras e educadores que estão nessas escolas. Nós temos cinco centros de formação no estado, nos quais já formamos diversos técnicos agrícolas, técnicos em agropecuária e outras áreas. Então, foram muitas conquistas que nós obtivemos. Acho que é um legado importante".

O aniversário vem sendo comemorado há semanas. Já teve festa no Armazém do Campo, em Salvador, no dia 19 de agosto. Nos dia 8 e 9 de setembro será realizada uma grande feira agroecológica na cidade de Itamaraju. Nos dias 9, 10 e 11 de setembro terá uma confraternização no Assentamento 4045, em Alcobaça, com debates, shows, apresentações culturais, jogo de futebol, cavalgada e outras atividades.

Edição: Lorena Carneiro