Paraná

Acesso à cultura

Projeto incentiva a leitura para 13 mil alunos de Curitiba

Escolas públicas municipais terão rodas de leitura e contações de histórias

Curitiba (PR) |
Proposta é apresentar a literatura de forma divertida, sensível e acolhedora - Foto: Lucas Rachinski

No “Galho da Laranjeira – Histórias para Crianças Brasileiras” – é o mais recente projeto de Michelle Peixoto e Vinicius Mazzon, que terá 180 rodas de leitura e sessões de contação de histórias, gratuitamente. O projeto acontece em escolas municipais de Curitiba, para alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Até novembro, os idealizadores pretendem chegar a 13 mil alunos.

A proposta é apresentar a literatura de forma divertida, sensível e acolhedora para reforçar o gosto pela leitura, arte e pelo encontro. Com a leitura e narração de contos tradicionais e contemporâneos, mesclados com canções, quadrinhas e adivinhas, o objetivo é também valorizar a literatura oral e divulgar a produção literária infanto-juvenil.

“Queremos que eles experimentem o livro com esse 'olhar de pássaro' inaugural a que o poeta Manoel de Barros se refere. A 'infância da língua' é não ter preconceitos ou roteiros estabelecidos, a literatura pode ser vivida como um voo que nos faz chegar a lugares que o cotidiano normalmente não permite. O livro que nos toca é aquele que alarga os horizontes da alma, que nos aproxima do outro sem medo, abrindo nossos olhos para a beleza. Só é preciso abrir olhos e ouvidos para que as estórias possam cantar como um sabiá, no galho da laranjeira, anunciando a primavera”, diz Michelle.

Já as contações de histórias são realizadas por Vinícius: “Este projeto permite dar especial enfoque nas escolas situadas em áreas de risco social mais acentuado, onde o acesso a bens culturais é mais restrito e se faz fundamental aproximá-los da população, a fim de garantir o pleno exercício de seu direito à fruição artística e desenvolvimento social”, destaca.

Para mais informações, acesse o perfil do projeto no Instagram: @travessia.arte.educacao ou a página no Facebook. 

Edição: Frédi Vasconcelos e Lia Bianchini