Paraná

Ditadura Militar

Documentos inéditos que mostram perseguição à juventude durante a ditadura são expostos na UEL

Além da repressão aos jovens do Paraná, acervo evidencia resistência dos grupos frente aos anos de chumbo no estado

Londrina (PR) |
Exposição “Juventudes e Participação” estará aberta para visitação na UEL até 02 de setembro - Reprodução

*do Portal Verdade

Durante todo mês de agosto, a exposição “Juventudes e Participação” estará aberta para visitação na Universidade Estadual de Londrina (UEL). A atividade é resultado uma série de trabalhos desenvolvidos por estudantes e docentes no âmbito dos projetos de pesquisa: “Documentos inéditos dos arquivos do SNI [Serviço Nacional de Inteligência] Paraná” e “Opening the Archives”, contemplando também documentos desclassificados pela CIA [Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos].

Em entrevista ao Portal Verdade, Fábio Lanza, professor do Departamento de Ciências Sociais, pontuou que o evento “traz ao público documentos inéditos produzidos por agentes do estado brasileiro e agentes vinculados aos Estados Unidos que investigaram e colaboraram com o silenciamento de cidadãos brasileiros, movimentos sociais e de todos aqueles que sofreram perseguição e repressão durante o período da ditadura militar no Brasil”.

José Wilson Assis Neves Júnior, cientista social, atualmente pós-doutorando no PPGSOC/UEL e pesquisador colaborador do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) ressalta que a finalidade do evento é disponibilizar à população registros que apontam a participação de jovens e do movimento estudantil do Paraná na resistência aos anos de chumbo.

“Nosso enfoque principal será a valorização das articulações estudantis no estado do Paraná, evidenciando o papel da juventude paranaense no processo de luta e questionamento do regime ditatorial, assim como indicar as distintas formas de repressão e coerção impostas a essa juventude em decorrência do posicionamento que assumiram”, complementa.

A equipe de pesquisadores possui apoio da Fundação Araucária e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O recurso foi obtido após processo de seleção via editais públicos. A atividade também está vinculada ao Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR), Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) e Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSOC), todos vinculados a UEL.

O evento é aberto a todos, seja público interno (estudantes, professores e demais servidores) e comunidade externa. Os documentos, junto a uma mostra audiovisual, ficarão disponíveis até 02 de setembro, na réplica da primeira catedral de Londrina, localizada no campus da UEL. A atividade é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. 

Edição: Lia Bianchini