Paraná

Ensino público

Curso de Educação do Campo da UFPR abre processo seletivo sem prova e sem taxa de inscrição

Pessoas atuantes em áreas da agricultura familiar e da reforma agrária têm prioridade

Curitiba (PR) |
São 40 vagas, destinadas prioritariamente a pessoas atuantes nas áreas da agricultura familiar e da reforma agrária - Foto: Giorgia Prates

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para o curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, ofertado pelo Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As inscrições devem ser feitas até às 12h do dia 12 de setembro, de forma online.

São 40 vagas, destinadas prioritariamente a pessoas atuantes nas áreas da agricultura familiar e da reforma agrária, incluindo filhos de agricultores e trabalhadores, educadores e integrantes de movimentos populares.

O processo seletivo não terá prova e consistirá apenas na análise do histórico escolar dos candidatos. Serão avaliadas as médias nas disciplinas de Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática, Biologia, Física e Química. Não é preciso pagar taxa de inscrição.

Metade das vagas é destinada à concorrência geral. A outra metade é reservada para candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou que tenham obtido certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Nessa segunda metade, há cotas para candidatos de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

O histórico escolar e os demais documentos necessários para a inscrição podem ser enviados de duas formas: pela internet, por meio do site do NC/UFPR, ou pelos Correios, para o endereço: Rua dos Funcionários, 1540 – Bairro Juvevê – CEP: 80035-050 – Curitiba – PR – Campus I (Agrárias) – Núcleo de Concursos. O envio deve ser feito até às 17h do dia 19 de setembro.

Para mais informações, acesse o edital do processo seletivo.

Edição: Lia Bianchini