Distrito Federal

Visibilidade

Ação Lésbica Feminista de 2022 vai trabalhar a consciência do voto

Ação visa reforçar a importância do acompanhamento de propostas e ações das pessoas candidatas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Ação é realizada por voluntárias - @acaolesbicadf

Começa neste sábado (13) a 18ª Ação Lésbica Feminina do Distrito Federal e Entorno que tem como objetivo principal "a mobilização e o engajamento de lésbicas e sapatões, bem como de aliadas/es/os da sociedade civil em relação a questões que atravessam a vivência da população lésbica e sapatão em nossa sociedade", explica Lélia de Castro, voluntária na organização.

"Diferenciamos lésbicas e sapatão porque a denominação sapatão, por vezes, prevê um tensionamento com a cisgeneridade", completa.

A voluntária acrescenta ainda que neste ano, em especial, a ação lésbica tem como tema o voto consciente, "não apenas por ser um ano eleitoral, mas por termos na presidência um indivíduo que demonstra misoginia, LGBTfobia e racismo em seus discursos - e que tem uma grande adesão por parte da sociedade civil, além de ameaçar o voto eletrônico".

A ação traz o mote "Meu voto é sapatão", para mobilizar eleitores LGBTI+ em torno de pautas que incluam as especificidades da população lésbica e sapatão. As atividades desenvolvidas ao longo destas três semanas visam “reforçar a importância do acompanhamento de propostas e ações das pessoas candidatas”,

Agosto é considerado o mês do orgulho e da visibilidade lésbica. “A data  é muito importante para mobilizarmos a população lésbica, LGBTI+ e pessoas aliadas na luta contra a lesbofobia e contra todo o tipo de discriminação”, completa a voluntária.

As ações estão sendo articuladas entre coletivos, associações e pessoas invisibilizadas.

Atividades

Na programação da Ação Lésbica estão previstas atividades culturais e um espaço de debate junto a candidatas e candidatos, além de oficinas, rodas de conversa e debates.

Realizada há 18 anos, a ação não possui fins lucrativos. “Os eventos acontecem mesmo sem a garantia de recursos. Por isso, contamos com o apoio de pessoas colaboradoras”, informou Lélia.

Para colaborar, é possível fazer doações a partir de R$10. As informações estão disponíveis na página do coletivo Coturno de Vênus. Os valores que não forem utilizados na ação serão convertidos em doação de alimentos.

Programação

13/08 - 10h -  Oficina de Lambe - Local: Distrito Drag

19/08 - 19h -  LesbiJam - Local: Jamburita 714/715 norte

20/08 - 15h - Plenária "E aí, LBT, você quer o quê?" - Local: Espaço Reviravolta

21/08 - 10h - Pedal do Orgulho (Bike Sapatão) - Local: gramado da 208 sul

25/08 - 19h44 - Cineação - Local: Espaço Reviravolta

2708 - 15h - Festa da Rebu - Local: Oca - Concha Acústica

28/08 - 17h - Lançamento da Campanha Talita Victor - Local: Outro Calaf

01/09 - 14h  - Virada Lésbica UnB- Local: Praça Chico Mendes, Campus Darcy Ribeiro

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino